quinta-feira, julho 4, 2024

Saúde – “Doses de esperança?” – Brasil registra menor média de mortes por covid desde 18 de janeiro.

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou 15.143 casos e 389 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas. A média móvel de mortes, que leva em conta os óbitos dos últimos sete dias, está em 960, a menor desde 18 de janeiro.

Ao todo, mais de 19,9 milhões de brasileiros foram infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. O número de pessoas que morreram pela doença no país é de 557.223.

Hoje (3) é o terceiro dia consecutivo em que o Brasil registra média móvel abaixo de mil. Até a última sexta-feira (30), o índice havia se mantido por 191 dias seguidos acima deste patamar. Na chamada primeira onda da pandemia no Brasil, o máximo de tempo em que a média ficou acima de mil foram 31 dias.

O uso da média móvel para balanço

A média móvel é o melhor indicador para analisar a pandemia, pois corrige as flutuações nos dados das secretarias de saúde que ocorrem aos fins de semana e feriados, segundo especialistas.

A média dos últimos sete dias é comparada com o mesmo índice de 14 dias atrás. Se ficar abaixo de -15%, indica tendência de queda; acima de 15%, aceleração; entre esses dois valores, estabilidade.

Impacto da vacinação

É notório que o avanço nas campanhas de vacinação governamentais e municipais possuem influência nesses dados. Recentemente, o Brasil alcançou a marca de mais 50% da população vacinada, ao menos com a primeira dose.

Algumas capitais do país, como Manaus e São Luís, já estão imunizando toda a população vacinável (a partir dos 18 anos), e a outra parte já se encontra na faixa etária abaixo dos 30 anos.

Estados e regiões

14 estados e o Distrito Federal tiveram queda na média, enquanto outros nove tiveram estabilidade. Amapá, Rio de Janeiro e Rondônia apresentaram tendência de aceleração.

Das regiões, Centro-Oeste e Norte tiveram estabilidade de -12% e -9% respectivamente. As demais se mantiveram em queda: Nordeste (-28%), Sudeste (-19%) e Sul (-20%).


  • Fonte: Brasil 61 / Viva Bem.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias