quinta-feira, novembro 21, 2024

Política – “Fiz aquilo que um gestor responsável faria” – Ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto fala sobre a extinção da antiga Semjel

Nesta última quinta-feira (5), o ex-prefeito de Manaus e atual presidente do PSDB no Amazonas, Arthur Virgílio Neto, usou suas redes sociais para esclarecer sobre a extinção da antiga Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), estrutura que deixou de ter status de secretaria e que foi incorporada como subsecretaria à Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Segundo o ex-chefe do Executivo Municipal, muitas das atividades desenvolvidas pela pasta foram mantidas, principalmente o pacote de construção e reforma de mais de 40 espaços esportivos. Ainda, conforme Arthur, a medida foi uma ação de emergência frente à queda de arrecadação provocada pelos impactos da pandemia de Covid-19 na economia, durante a primeira onda.

“Fiz aquilo que um gestor responsável e com bom senso faria frente a uma grave crise. A pandemia adiou e destruiu sonhos e nos obrigou a parar muitas atividades”, escreveu o político.

“A verdade é que, na prática, a Semjel não deixou de existir e eu, inclusive, mais de uma vez até, recomendei publicamente que o atual gestor possa devolver seu status de secretaria quando esse grave momento de crise sanitária tiver sido superado”, completou.

Reformas administrativas 

Arthur também afirmou que, em julho de 2020, ele consolidou uma reforma administrativa como forma de reduzir custos para enfrentar a queda de arrecadação provocada pela pandemia da Covid-19.

Além da mudança na Semjel, a reforma também implicou na extinção das secretarias municipais de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe) e Defesa do Consumidor e Ouvidoria (Semdec).

Segundo dados levantadas na época, por sua gestão municipal, somados a outros ajustes estruturais, houve a redução de 110 cargos comissionados, gerando economia de R$6,7 milhões à máquina pública.

“A reforma, juntamente com outras medidas, como a renegociação dos contratos, extinção de aluguéis de imóveis e redução de outras despesas de custeio, que foram adotadas desde o início da pandemia, nos ajudou a manter o equilíbrio entre receita e despesa, mesmo com a brutal queda da arrecadação. Reduzimos a estrutura, mantendo somente o serviço essencial e respeitando todos os protocolos de segurança”, afirmou o ex-prefeito.

“Entregamos importantes obras nos meus últimos meses de prefeitura. Destaco o velódromo e skate park, por exemplo, entre inúmeras outras reformas e construções de quadras, campos de futebol e do primeiro playground inclusivo da capital, dedicado para crianças com deficiência”, complementou.

Bolsa Atleta

Outro ponto abordado na publicação do ex-prefeito, que também é ex-senador e diplomata de carreira, foi sobre o Bolsa Atleta Municipal.

“O programa também precisou ser suspenso temporariamente para frear as consequências econômicas causadas pela pandemia e, assim como a Semjel, tem total condição de ser retomado pela atual gestão, tão logo superada essa crise”, disse Arthur.

“Meu envolvimento com esporte é de longa data, sempre incentivando, seja como gestor, político, ou mesmo atleta por experiência, então não tomaria uma decisão por tomar, se não houvesse – e houve – forte motivo. Mas parabenizo a preocupação em torno do tema. Afinal, esse é o papel do cidadão: participar e fiscalizar o poder público”, finalizou.


  • Fonte: da Redação / Assessoria de Comunicação.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias