quinta-feira, novembro 21, 2024

Saúde – “Doença prima do ebola” – Considerado altamente infeccioso, novo vírus africano preocupa OMS.

Autoridades de saúde da Guiné confirmaram o primeiro caso de Marburg na África Ocidental, uma doença altamente infecciosa da mesma família do vírus que causa o Ebola.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que o vírus precisa ser “interrompido em seu caminho”.

Transmissão e doenças

A doença do vírus de Marburg é transmitida às pessoas por morcegos frugívoros e se espalha entre humanos por meio da transmissão de fluidos corporais. Os casos são extremamente raros, com o último grande surto em Angola, em 2005.

É uma doença grave, geralmente fatal, com sintomas que incluem dor de cabeça, febre, dores musculares, vômitos com sangue e sangramento.

Ainda não existe tratamento para Marburg, mas os médicos dizem que beber bastante água e tratar sintomas específicos aumenta as chances de sobrevida do paciente.

A diretora da OMS na África, a botsuanense Matshidiso Moeti, disse que o vírus tem potencial para se “espalhar por toda parte”. No entanto, ela elogiou “o estado de alerta e a rápida ação investigativa dos profissionais de saúde da Guiné”.

Morte de paciente

Um paciente guineense morreu recentemente, e amostras retiradas dele foram testadas em laboratórios do país, com resultados positivos para o vírus de Marburg. Ele foi identificado em Guéckédou na semana passada, mesma região onde foram encontrados casos recentes de ebola.

Autoridades tentam agora encontrar pessoas que possam ter estado em contato com o homem que morreu. Quatro contatos de alto risco, incluindo um trabalhador de saúde, foram identificados, além de 146 outros que poderiam ter sido expostos ao vírus, diz a epidemiologista Krutika Kuppalli.


  • Fonte: BBC / G1.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias