quinta-feira, novembro 21, 2024

Tecnologia – Mastercard comunica que deixará de emitir cartões com tarja magnética.

Nesta semana, a Mastercard decidiu eliminar as tarjas magnéticas dos cartões, se tornando a primeira rede de pagamentos a fazer isso. Desta forma, tanto os cartões de crédito quanto os de débito recém-emitidos não precisarão ter a tarja, a partir de 2024, na maioria dos mercados. Em 2033, nenhum cartão da empresa terá tarja.

Segundo comunicado oficial da empresa, a tarja magnética começará a desaparecer em 2024, em regiões como a Europa, onde os cartões com chip já são amplamente utilizados. Já nos bancos americanos, será apenas a partir de 2027.

“O afastamento da tarja magnética aponta para a mudança de hábitos dos consumidores para pagamentos e para o desenvolvimento de novas tecnologias. Os cartões com chip de hoje são alimentados por microprocessadores que são muito mais capazes e seguros, e muitos também são integrados com pequenas antenas que permitem transações sem contato. Os cartões biométricos, que combinam impressões digitais com chips para verificar a identidade do titular do cartão, oferecem outra camada de segurança”, escreveu a empresa em comunicado.

De acordo com o vice-presidente executivo e chefe de banco de consumo do Fifth Third Bank, Howard Hammond, qualquer progresso também exige retirar tecnologias que não atendem mais às necessidades humanas.

“A forma como compramos, pagamos e interagimos está mudando e estamos atendendo a essas necessidades em evolução com experiências mais inteligentes e seguras”, completa.

Segundo reportagem da BBC, o Reino Unido mudou para o chip-and-pin para todos os pagamentos com cartão em 2006. Um porta-voz disse à BBC que o nível de aceitação global do chip-and-pin é alto, mostrando, portanto, que é o momento certo para começar a eliminar a tarja magnética.

Fim de uma era e análises prévias

Essa mudança marca o fim de uma era na segurança dos pagamentos. Em um release, a Mastercard lembrou como as tarjas magnéticas foram um importante passo de segurança, criado pela IBM no começo dos anos 60. No texto, a empresa também brincou dizendo que vai deslizar para a esquerda as tarjas magnéticas, além de relembrar os velhos tempos das máquinas de cartão com recibos de papel.

Antes da mudança, no entanto, a Mastercard fez o seu dever de casa. Um estudo feito em julho pela Phoenix Consumer Monitor mostra que 81% dos norte-americanos portadores de cartões ficarão confortáveis com um cartão sem tarjas magnéticas, e 92% aumentariam ou manteriam seu uso atual de cartões caso a tarja magnética não esteja mais presente.

Atualmente, só 11% dos donos de cartões por lá realmente inserem seus cartões na máquina, e essa porcentagem cai para 9% entre os que já usaram pagamentos por aproximação.


  • Fonte: BBC / Olhar Digital / UOL.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias