O Teatro Amazonas, administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, recebeu, em dois meses, 8.310 visitantes após a reabertura para o público. Em espetáculos, a casa contou com a participação de 2.315 espectadores.
Segundo o secretário Marcos Apolo Muniz, a pasta avalia, com frequência, o cenário da saúde no estado, numa parceria com órgãos como a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), para oferecer serviços de forma segura.
“Com esse número expressivo em poucos meses, a Secretaria observa principalmente o comportamento das pessoas e, assim, faz as adaptações necessárias para seguirmos de portas abertas”, afirma o titular de Cultura e Economia Criativa. “Para isso, contamos com a colaboração do público, que, até agora, tem contribuído de forma positiva no processo”.
Visitação
O patrimônio histórico funciona para visitação de terça a sábado, das 9h às 17h. No circuito mediado, de 30 minutos, grupos de até 20 pessoas têm a oportunidade de conhecer o Salão Nobre do Teatro Amazonas, o Salão de Espetáculos e o Salão Verde.
Crianças até 10 anos, pessoas com deficiência e pessoas nascidas no Amazonas, mediante comprovação da naturalidade, têm entrada gratuita. Os demais visitantes pagam R$ 20 (inteira), ou R$ 10 (meia-entrada) para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue, militares e acompanhantes de pessoas com deficiência, mediante a apresentação de documentos.
Para visitas e espetáculos, o público deve fazer o agendamento por meio do Portal da Cultura.
Manual de segurança
A diretora do equipamento, Sigrid Cetraro, destaca que as pessoas estão se sentindo mais seguras para atividades culturais. Ela reforça ainda que o Teatro Amazonas tem um manual de protocolos que são cumpridos rigorosamente.
“As pessoas estão vindo para visitas e espetáculos sabendo que temos protocolos de segurança a serem obedecidos, como uso obrigatório de máscara e principalmente distanciamento”, comenta a diretora. “Embora estejamos com a capacidade reduzida, acreditamos que a tendência é crescer gradativamente em demanda, mas sempre priorizando a qualidade e segurança”.
Na série de medidas adotadas para proporcionar uma experiência segura também está o processo de sanitização do espaço e alternativas de circulação para evitar que público fique aglomerado nas dependências do Teatro.
“Providenciamos entradas pelas três portas frontais e também saída diferenciada para pavimentos e plateia pelas laterais. Todos os nossos funcionários tiveram treinamento, inclusive os terceirizados, para que pudéssemos fazer uma boa higienização após os eventos e após a visitação também”, explica Sigrid Cetraro.
Entre outros procedimentos estão a aferição de temperatura e a disposição de álcool em gel em pontos estratégicos. Os assentos na plateia e nas frisas também são intercalados para manter o distanciamento.
Confira o restante da programação do mês:
Dia 19/08 (quinta-feira), às 20h
A Amazonas Filarmônica sobe ao palco para o concerto “A Primavera de Vivaldi/O Idílio de Siegfried”. Durante 50 minutos, serão executadas obras de Antonio Vivaldi e Idílio de Siegfried, com uma breve análise do maestro Otávio Simões sobre detalhes da partitura de “A Primavera”.
Dia 20/08 (sexta-feira), às 20h
Em “O Velho e o Menino”, Adal e Adal Venâncio vão receber o violinista José Jonas Júnior e Banda, para um show com direção de Auxiliadora Farias, da Coari Produções. O setlist vem com músicas inéditas que contam a história de amor e felicidade entre o velho, o menino e a música.
Dia 24/08 (terça-feira), às 20h
O Balé Folclórico do Amazonas entra em cena com o espetáculo “Cores do Rio”, um trabalho de pesquisa conduzido pela diretora artística da companhia, Conceição Souza, e desenvolvido pelos próprios bailarinos sobre a realidade amazônica.
A apresentação vai ser transmitida pelo Facebook e Youtube da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Facebook da TV Encontro das Águas.
Dia 26/08 (quinta-feira), às 20h
Com regência de Luiz Fernando Malheiro, a Amazonas Filarmônica vem com o concerto “Haydn, Sinfonia #100 Militar”. Em meia hora vão ser exibidas obras de um dos mais importantes compositores do período clássico, Franz Joseph Haydn.
A apresentação vai ser transmitida pelo Facebook e Youtube da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Facebook da TV Encontro das Águas.
Dia 28/08 (sábado), às 20h
É no palco do Teatro Amazonas que acontece a estreia nacional do filme “A Última Floresta”, que retrata o cotidiano de um grupo Yanomami isolado em um território ao norte do Brasil e ao sul da Venezuela há mais de mil anos. O xamã Davi Kopenawa Yanomani tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade.
A produtora Banksia Films é responsável pela produção do evento em Manaus.
Dia 31/08 (terça-feira), às 20h
A programação do mês fecha com a apresentação da Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam), que, em 50 minutos, exibe um repertório de clássicos. A apresentação vai ser transmitida pelo Facebook e Youtube da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Facebook da TV Encontro das Águas.
- Fonte: Secom.
- Foto: Divulgação.