Neste sábado (21), a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Manaus terá 25 locais de atendimento, disponibilizados pela Prefeitura de Manaus, das 9h às 16h.
Serão sete os pontos estratégicos: sambódromo, Centro de Convivência da Família Padre Vignola, Shopping Phelippe Daou, Studio 5 Centro de Convenções, Clube do Trabalhador, com reforço do Parque Municipal do Idoso e do Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou. Além destes, mais quatro escolas, 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma policlínica e uma clínica da família também estarão oferecendo primeira e segunda doses.
A definição dos locais pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela operacionalização da campanha na capital, considerou o volume de atendimentos nos últimos dias.
“Nossos registros apontam uma média de 16 mil doses aplicadas por dia, entre a terça e a sexta-feira dessa semana. No sábado passado, chegamos a vacinar mais de 73 mil pessoas. Ainda temos um número significativo de adolescentes para receber a primeira dose e os que ainda deverão receber a segunda dose. O prefeito David Almeida quer que a nossa população esteja protegida o mais breve possível e estamos criando as condições necessárias para isso”, afirmou a secretária titular da Semsa, Shádia Fraxe.
Desde o início da campanha, no dia 19 de janeiro deste ano, a Semsa já aplicou quase 1,8 milhão de doses. Deste total, 1.353.495 são primeiras doses, sendo que 431.201 pessoas já estão com o ciclo vacinal completo, tendo recebido as duas doses ou a dose única.
A secretária Shádia Fraxe alerta a população para os cuidados de proteção individual que devem ser mantidos, até mesmo por quem já esteja com o ciclo da vacina completo.
“É fundamental que o uso de máscara e a higienização das mãos, com a lavagem correta com água e sabão, além do álcool em gel sejam mantidos, bem como a manutenção de distanciamento social. As vacinas são muito importantes, sim, asseguram a proteção contra os efeitos severos do vírus, mas não impedem uma possível contaminação, daí continuarmos com esses cuidados”, orientou.
Segundo ela, quem está indo aos pontos de vacinação, também não pode deixar de usar a máscara, seja quem irá se vacinar ou apenas acompanhar.
Documentação
O público de 12 a 17 anos que ainda deve tomar a primeira dose, precisa ir, obrigatoriamente, com um responsável, maior de 18 anos. Caso não seja um dos pais, o acompanhante terá que assinar uma declaração no verso do comprovante de residência. Além disso, deve levar um documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS) e um comprovante de residência (com cópia).
Para a primeira dose dos de 18 anos e mais, os documentos exigidos são uma identificação com foto, original, CPF e comprovante de residência, com cópia. Para a segunda dose, o documento de identidade com foto, CPF e cartão de vacinação com o registro da primeira dose.
De acordo com a orientação da Semsa, o cadastro prévio no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br) não é condição obrigatória para receber a vacina, mas vai ajudar a facilitar na hora do atendimento no ponto de vacinação.
Postos
Zona Norte
- UBS Balbina Mestrinho
Rua Major Silvério J. Nery, 170, núcleo 3 – Cidade Nova - UBS Major PM Sálvio Belota
Rua Samambaia, 786 – Santa Etelvina - UBS Frei Valério
Rua Bom Jesus, s/nº – Novo Israel - Escola Estadual Senador Evandro das Neves Carreira
Avenida da Felicidade, s/nº – Lago Azul - Centro de Convivência da Família Padre Vignola
Rua Gandu, 119 – Cidade Nova
Somente para pedestre - Shopping Phelippe Daou
Avenida Camapuã, nº 2.939 – Cidade de Deus
Somente para pedestre
Zona Sul
- Clínica da Família Antônio Reis
Rua Escandinávia, s/nº – São Lázaro - Parque Municipal do Idoso
Rua Rio Mar, nº 1.324 – Nossa Senhora das Graças
Somente para pedestre - Studio 5 Centro de Convenções
Avenida General Rodrigo Otávio, nº 3.555 – Distrito Industrial I
Somente para pedestre
Zona Leste
- UBS Alfredo Campos
Avenida Cosme Ferreira, s/nº – Zumbi dos Palmares - UBS Amazonas Palhano
Rua Antônio Matias, s/nº – São José Operário - UBS Leonor Brilhante
Avenida Autaz Mirim, s/nº – Tancredo Neves - UBS Gebes de Medeiros
Rua Pirarucu, nº 100 – Jorge Teixeira - UBS Guilherme Alexandre
Rua Nova República, nº 575 – Colônia Antônio Aleixo - UBS Platão Araújo
Rua Barroso, s/nº – Puraquequara - Escola Municipal Ana Maria de Souza Barros
Rua Bom Jesus, s/nº – Mauazinho - Escola Estadual Josué Cláudio de Souza (GM3)
Avenida Beira Rio, s/nº – Coroado III - Clube do Trabalhador do Sesi
Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – São José Operário
Para pedestre e drive-thru
Zona Oeste
- UBS Leonor de Freitas
Avenida Brasil, s/nº – Compensa II - UBS Deodato de Miranda Leão
Avenida Presidente Dutra, s/nº – Glória - Policlínica Dr. Djalma Batista
Rua Teotônio Vilela, s/nº – Compensa II - UBS Santos Dumont
Rua Comandante Norberto Wongall, nº 434, conjunto Santos Dumont – Bairro da Paz - CMPM III Professor Waldocke Fricke De Lyra
Rua Santa Helena, s/nº – Tarumã - Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou
Avenida Brasil, s/nº – Santo Antônio
Somente para pedestre - Sambódromo
Avenida Pedro Teixeira, 2.565 – Dom Pedro
Apenas drive-thru
- Fonte: Semcom.
- Foto: Divulgação.