Nesta terça-feira (24), o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou a realização de um novo concurso público para a área da saúde, com 2.001 vagas. O discurso ocorreu durante entrevista coletiva no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), bairro Adrianópolis, zona Centro-sul da capital.
Durante a coletiva, David Almeida informou que esse projeto seletivo visa à ampliação da rede de atendimento da Prefeitura de Manaus na atenção básica.
“Temos um número grande de pessoas que estão deixando a secretaria por aposentadoria ou cumpriram o tempo de trabalho. Isso deixou um vácuo muito grande de pessoas na nossa administração. Como temos um planejamento para o ano que vem de expansão da rede de atendimento com a construção e ampliação de novas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), estamos nos antecipando e já programando a contratação dessa nova equipe, para que, quando tivermos com a nossa estrutura concluída, termos pessoas, material humano, para colocar nessas unidades e ampliar o atendimento para a cidade de Manaus em relação à atenção básica”, enfatizou Almeida.
A previsão é que o certame aconteça em fevereiro do próximo ano, com vagas para:
- Médico;
- Enfermeiro;
- Cirurgião-Dentista;
- Farmacêutico;
- Nutricionista;
- Psicólogo;
- Assistente Social;
- Fiscais de Saúde;
- Técnico em Enfermagem;
- Condutor de Ambulância;
- Assistente em Administração;
- Condutor de Motolância;
- Agente Comunitário de Saúde, dentre outros cargos.
Denominadas de “vacância”, as vagas serão para substituir servidores aposentados, falecidos, exonerados, demitidos e temporários, e por essa razão, o novo concurso não terá impacto financeiro, visto que o valor já está contido na folha de pagamento. Também haverá vagas para a formação de cadastro reserva.
O processo do concurso está sendo formalizado e tramitará pelas secretarias de Economia e Finanças (Semef), de Administração (Semad), Casa Civil, Procuradoria Geral do Município (PGM), e Controladoria Geral do Município (CGM).
Ainda não se tem informações de qual banca será responsável pela realização, aplicação e correção da prova. A convocação dos aprovados tende a ser imediata.
O último concurso público para a Semsa foi realizado em 2012, com a oferta de 1.390 vagas e formação de cadastro reserva.
- Fonte: Semcom.
- Foto: Divulgação.