Com o mundo todo trabalhando para reduzir as emissões de carbono, o setor de petróleo pode se beneficiar com a geração de novas oportunidades de negócio. Nesta sexta-feira (27), em comunicado divulgado à imprensa nacional, a Petrobras afirmou acreditar que tecnologias de extração de petróleo com baixa emissão de carbono podem ser o principal fator que beneficiará o meio ambiente.
Fernando Borges, diretor executivo de Exploração e Produção da Petrobras, participa de um congresso de petróleo da Offshore Tecnology Conference, onde a Petrobras está em busca de parceiros para o desenvolvimento dos campos de águas profundas.
Esses campos irão contar com tecnologia de extração de baixo carbono. Essas tecnologias poderão ajudar as petroleiras a atingir as metas de redução de emissão de carbono. O Ministério de Minas e Energia marcou reuniões com Exxon, Ecopetrol e TotalEnergies para discutir o tema, além da possiblidade de novos projetos no Brasil.
A Petrobras irá investir em empreendimentos projetados para operarem com redução de emissões de carbono, com o uso de plataformas movidas a energia vindas de fontes renováveis. O entendimento é que se essas ações forem colocadas em prática as plataformas conseguirão reduzir em até 20% as emissões de carbono.
A estatal é responsável por mais de dois terços da extração de petróleo no Brasil, com cerca de 2,7 milhões de barris de óleo e gás por dia. A meta da companhia é chegar a 3,3 milhões de barris até o ano de 2025. Em dezembro, o Brasil irá ofertar leilões de concessão para a exploração de óleo e gás nos blocos de Sépia e Atapu, na região da cessão onerosa da Bacia de Santos.
Redução mundial de carbono
Os produtores de petróleo terão ao longo das próximas décadas muito trabalho pela frente, levando em conta a questão ambiental. Eles estão sendo pressionados por entidades, investidores e governos a reduzirem drasticamente as emissões de carbono.
O Brasil espera produzir petróleo a um baixo custo, aliado a menores emissões de poluentes. O país espera bombear 150 mil barris por dia com apenas quatro poços de alto volume. Se comparado a dados de uma década atrás, uma produção semelhante só aconteceria com a perfuração de 20 poços.
- Fonte: Veja / Click Petróleo e Gás.
- Foto: Divulgação.