sábado, outubro 5, 2024

Saúde – Prefeitura de Manaus disponibiliza 39 postos para mutirão de segunda dose, neste final de semana.

Neste final de semana, a Prefeitura de Manaus terá 39 pontos de vacinação contra a Covid-19, para a intensificação da segunda dose. O mutirão vai atender quem tomou a primeira dose de AstraZeneca/Oxford há 56 dias ou mais; quem tomou a primeira dose da CoronaVac/Butantan há 28 dias ou mais, e a Pfizer/BioNTech há 84 dias ou mais. Além desses, poderão ser vacinados os que têm a partir de 12 anos de idade e ainda não receberam a primeira dose.

No sábado (28), além dos três grandes pontos estratégicos (Centro de Convenções de Manaus, o “sambódromo”, Arena da Amazônia e Centro de Convenções Vasco Vasques) que funcionarão das 9h até as 18h de domingo (29), haverá dez pontos de vacinação na zona Norte, oito na Sul, 14 na Leste e outros sete na Oeste, que vão atender apenas neste dia, das 9h às 16h.

Balanço geral

Desde o início da campanha em Manaus, em 19 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que coordena a vacinação contra a Covid-19 na capital, já aplicou 1.879.859 vacinas, das quais 1.419.784 primeiras doses e 435.043 segundas doses, o equivalente a 30% das primeiras doses. Os registros do Sistema Municipal de Vacinação (SMV) indicavam, na manhã desta última quinta-feira (26), que 39.489 usuários passaram dos intervalos indicados pelos fabricantes dos imunizantes para a segunda dose.

A secretária da Semsa, Shádia Fraxe, alerta para a necessidade de conclusão do esquema vacinal, principalmente em razão da confirmação de circulação da variante Delta do novo coronavírus no Amazonas.

“Faremos mais uma mobilização neste fim de semana, desta vez com ênfase na segunda dose. Já conseguimos alcançar 80% da população estimada com mais de 12 anos, agora precisamos avançar, nos intervalos corretos, nas segundas doses para que a população possa estar mais protegida, principalmente com mais essa ameaça, da Delta. O prefeito David Almeida não tem medido esforços, nos assegurando as condições necessárias para que nossos cidadãos estejam imunizados no menor espaço de tempo possível. Precisamos que as pessoas compareçam aos nossos pontos. Precisamos de proteção coletiva”, destacou a secretária.

Documentação

Aqueles que forem receber a segunda dose, precisam levar apenas o documento de identidade, o CPF e o cartão de vacinação com o registro da primeira dose. Quem tiver perdido o cartão, pode apresentar o registro no ConecteSUS, aplicativo que pode ser baixado em smartphones.

As pessoas do grupo de 12 a 17 anos que vão receber a primeira dose precisam, obrigatoriamente, estar com um acompanhante. Se não for o pai ou a mãe, deve ser maior de 18 anos e assinar uma declaração de responsabilidade, o que poderá ser feito no verso do comprovante de residência, que deve ser apresentado, com cópia, juntamente com um documento, que pode ser o RG ou certidão de nascimento, mais o CPF ou o Cartão Nacional do SUS. Os que não tiverem nenhum dos dois últimos podem procurar uma UBS para a emissão do Cartão do SUS.

Os de 18 anos de idade em diante, terão que apresentar um documento de identificação, original e com foto, CPF e um comprovante de residência, com cópia.

A Semsa orienta a quem vai tomar a primeira dose, que faça o cadastro prévio no Imuniza Manaus, para facilitar o atendimento no ponto de vacinação, uma vez que os dados já estarão inseridos no sistema. Além disso, a plataforma também deve ser acessada para consultar informações sobre a data da segunda dose da vacina, pelo link https://imuniza.manaus.am.gov.br.

Postos de vacinação


  • Fonte: Secom.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias