sábado, outubro 5, 2024

Mundo – ONU declara que níveis de acesso à educação sofreram queda após a pandemia da COVID-19.

  • Novos dados reunidos pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), extraídos de 40 países, demonstram que os níveis de acesso à educação entre refugiados sofreram queda após a pandemia da COVID-19.
  • A taxa bruta de matrícula para jovens refugiados no nível secundário entre 2019 e 2020 foi de apenas 34%. Em quase todos os países, a taxa é inferior à das crianças das comunidades de acolhida.
  • O relatório também revela que dois terços das crianças refugiadas provavelmente não terão acesso à educação secundária. A educação nesse período é decisiva, porque aumenta as perspectivas de emprego, saúde, independência e liderança de jovens em situação de vulnerabilidade ​​e os torna menos suscetíveis a serem inseridos em cenários de trabalho infantil.
  • Sem um expressivo aumento no acesso ao ensino secundário, a meta “15 em 30” estabelecida pelo ACNUR e parceiros – 15% dos refugiados matriculados no ensino superior até 2030 – permanecerá fora de alcance.

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) chama atenção para o lançamento do Relatório de Educação 2021, Seguindo no Caminho: os desafios de jovens refugiados no acesso à educação, que revela os níveis criticamente baixos de matrícula escolar e universitária entre a população refugiada e aponta para a necessidade de um esforço internacional para garantir o acesso à educação secundária.

O ensino secundário, que compreende o 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, deve ser um momento de crescimento, desenvolvimento e oportunidades. Esse período aumenta as perspectivas de emprego, saúde, independência e liderança de jovens em situação de vulnerabilidade ​​e os torna menos suscetíveis a serem inseridos em cenários de trabalho infantil.

É provável que a pandemia tenha prejudicado ainda mais as oportunidades dos refugiados.

A COVID-19 tem sido prejudicial para todas as crianças, mas para jovens refugiados, que já enfrentam obstáculos significativos de acesso à educação, ela pode destruir todas as esperanças de alcançarem a educação de que precisam.

Sobre o ACNUR:

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) é uma organização dedicada a salvar vidas, assegurar os direitos e construir futuros melhores para as pessoas que foram forçadas a deixar suas casas e comunidades devido a guerras, conflitos armados, perseguições ou graves violações dos direitos humanos. Presente em mais de 130 países, o ACNUR atua em conjunto com autoridades nacionais e locais, organizações da sociedade civil, academia e o setor privado para que todas as pessoas refugiadas, deslocadas internas e apátridas encontrem segurança e meios para reconstruir suas vidas.


  • Fonte: ONU.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias