quinta-feira, novembro 21, 2024
HomeColunistasArtigo Opinião - "Carreira e Trabalho" - 6 Sinais...

Artigo Opinião – “Carreira e Trabalho” – 6 Sinais de que você não deve aceitar esse emprego!

Alguém aí pensa que deveria escolher a empresa que vai trabalhar ou acha que esta prerrogativa é apenas do empregador?

Se você é daqueles que aceita o primeiro emprego só por razões financeiras, entenda de uma vez por todas que você pode e deve ser mais assertivo nas suas escolhas de carreira e isto começa por qual tipo de empresa você gostaria de trabalhar. Se as empresas fossem mais cobradas e exigidas pelo seu nível de serviço e experiência ao empregado, certamente teríamos melhores condições de trabalho.

Mas você pode dizer que é utopia, ah Isa não dá para escolher trabalho não!

Eu digo, claro que dá! Os melhores empregados fazem isso, eu te garanto.

Tirando as excepcionalidades, é possível possuir um nível de empregabilidade que lhe permita avaliar propostas de emprego e optar pela que oferece melhores condições. Nesse artigo eu quero te contar que sinais podem servir de alerta para você na hora de avaliar as empresas onde pretende trabalhar.

  1.  A primeira impressão já foi ruim desde a seleção. Se desde o processo seletivo você observou que a empresa é desorganizada, falta com respeito com as pessoas e não se comunica de forma clara e transparente, pode ser um sinal do modelo de gestão como um todo. Procure observar.
  2. As responsabilidades e tarefas não o animam. Se você está mudando de emprego pelas atividades e já pensa em começar em outro com pouca motivação, não o faça. A tendência é que se você já começa com pouco interesse, isso vá se intensificando a cada dia. Seja honesto com você. É uma questão de tempo até se sentir frustrado novamente.
  3. A responsabilidade e escopo de trabalho não estão claros. Começar um trabalho que você ainda não sabe o que será pode ser bem confuso. Antes de entrar, tenha clareza quanto a posição que irá ocupar e que responsabilidades e tarefas incluem. O combinado não sai barato nem caro.
  4. Não há perspectivas de crescimento. A menos que você não tenha qualquer ambição, avalie bem se essa empresa é para você. Se a empresa não apresenta possibilidades de crescimento e desenvolvimento e você sabe que este é um fator de motivação importante, repense antes mesmo de entrar.
  5. Alta rotatividade. Ninguém permanece por muito tempo nessa empresa. Será que ninguém é bom o suficiente? Algumas empresas até pagam salários bem mais altos para “compensar” sua cultura interna e clima organizacional ruim. Analise os sinais.
  6. Processos trabalhistas. Quem já foi preposto do trabalho sabe que tem empresa que bate ponto todo dia na justiça do trabalho. Procure saber se a empresa é daquelas que tem alto índice de reclamações trabalhistas. Se direitos e acordos são violados indiscriminadamente, você não vai querer fazer parte desse time, não é?

E por que é tão importante ser assertivo nessa escolha?

Simplesmente porque assim como as empresas constroem suas marcas, você deveria estar preocupado com o seu nome, sua reputação e seu histórico profissional.
Eu mesma já entrei numa empresa e nos primeiros meses pensei, meu Deus o que eu estou fazendo aqui? Mas ponderei muito pensando no meu histórico e como isso prejudicaria.

Como eu explicaria que passei apenas 2 meses na empresa, afinal, eu era uma gestora. Isso é bem mais difícil de explicar dependendo da sua posição na hierarquia. Nessa ocasião o tempo acabou me mostrando que era uma questão pontual de clima ligada ao comportamento de um determinado grupo e logo foi resolvido.

A boa resiliência ajudou e não era nada institucional.

Você sabia que O GPTW BR (Great Place to Work Brasil) publica anualmente mais de 40 rankings, premiando as Melhores Empresas para Trabalhar em âmbito nacional, regional, setorial (como TI e Saúde) e temático (Melhores Empresas para Mulheres). Ficou curioso? Acesse o site!

Agora me fala, você vai levar tudo isso em consideração da próxima vez que participar de um processo seletivo ou vai continuar achando que é questão de sorte?

“O homem não é a criatura das circunstâncias; as circunstâncias é que são criaturas do homem.” – BENJAMIN DISRAELI

 

 

 

 

 

 


  • Por: Isabela Nunes.
  • Foto: Divulgação.

Últimas Notícias