A Prefeitura de Manaus se reuniu com o Conselho Nacional de Saúde com objetivo de reforçar a importância da aproximação entre a gestão e o controle social, para fortalecer as políticas públicas de saúde.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, recebeu na tarde desta terça-feira (28), os representantes da Mesa Diretora do conselho na sede da Secretaria Municipal de Saúde, zona Centro-Sul.
Também participaram da reunião o subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Manaus, Jorge Carneiro, além de técnicos da saúde e representantes de segmentos específicos com atuação no controle social do SUS em nível local e nacional.
Shádia Fraxe destacou que as discussões técnicas entre quem administra e quem utiliza os serviços de saúde é imprescindível para a construção de políticas e modelos inclusivos e de qualidade, para garantir promoção e assistência à saúde dos usuários.
“O controle social e a gestão têm o compromisso de trabalhar de forma articulada em favor da população. Nosso objetivo é defender o SUS, nosso maior patrimônio, e atuar para assegurar os seus princípios, no nosso nível de atuação, que é a Atenção Primária”, disse.
A secretária reafirmou que a atual gestão está de portas abertas para os conselheiros de saúde.
“Essa casa é de todos nós e estamos à disposição para receber as demandas do cidadão e buscar as soluções”.
O presidente do CNS, Fernando Pigatto, também abordou o aspecto da articulação entre os diferentes campos, como gestão, controle social e academia para fortalecer o SUS, oferecendo respostas às necessidades de saúde.
“A união de esforços pode representar uma luz para todos que continuam caminhando, apesar de tudo”, ressaltou.
- Fonte: Semcom.
- Foto: Divulgação.