domingo, julho 7, 2024

Política – Caminhando para reta final, candidatos fazem campanha eleitoral até a noite de sábado em Coari.

Neste domingo, 5/12, mais de 49 mil eleitores devem ir às urnas para eleger o novo prefeito de Coari. Em busca dos votos desses eleitores, os candidatos na eleição suplementar do município, Robson Tiradentes Junior (PSC), Keitton Pinheiro (PP), José Henrique Oliveira (PL) e Aldemir Almeida Mitouso (PSB) tem até sábado para fazer suas campanhas eleitorais, conforme o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

Pela minuta, que estabeleceu as instruções a respeito do calendário eleitoral da eleição suplementar para escolha do prefeito e vice-prefeito de Coari, os candidatos têm até às 22h do dia 4/12, um dia antes do pleito, para fazer campanha política. Sendo permitido até esse horário “a distribuição de material gráfico e promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgado jingles ou mensagens dos candidatos”.

Antes disso, na quinta-feira, 2/12, é o último dia permitido para que os candidatos façam propagandas mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de som fixa.

Sendo permitida a campanha das 8h até a meia noite “com exceção do comício de encerramento da campanha”, que segundo o TRE pode será prorrogado por mais duas horas. Sendo permitido, nesse caso, até às 2h da manhã. Já na sexta-feira, 3, será o último dia para a divulgação paga na imprensa escrita e a reprodução da propaganda política na internet.

Dia do pleito

No domingo, 5, dia do pleito, não será permitido nenhum tipo de propaganda. A previsão do TRE é que 49.702 pessoas, que estão aptas para votar, compareçam nas 183 sessões eleitorais que funcionaram na sede do município e nas comunidades próximas a partir das 7h.

A votação termina às 17h e, segundo o órgão eleitoral, se não houver qualquer problema na transmissão dos votos de locais de difícil acesso, os resultados deverão ser divulgados oficialmente uma hora após o encerramento do pleito.

Segurança

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas acompanhou na manhã desta quarta-feira, 1º/12, a solenidade oficial de instalação, pelo secretário de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), general Carlos Mansur, da base do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A juíza do Pleito, Mônica Cristina Raposo da Câmara Chaves do Carmo e a juíza da Propaganda Eleitoral, Juline Rossendy Rosa Nery estiveram presentes.

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) enviará a Coari 140 policiais militares para reforçar o esquema de segurança durante a eleição suplementar no município. A confirmação foi feita pelo general Mansur ao presidente do TRE-AM, Desembargador Wellington José de Araújo.

Os policiais permanecerão em Coari até a apuração da eleição. A medida irá garantir a segurança da população e até mesmo dos candidatos que seguem com os ânimos acirrados, com muita rivalidade e até acusações e denúncias entre os grupos políticos adversários.

Além disso, o secretário Mansur, garantiu que a Polícia Civil também aumentará o número de policiais que estarão no município para receber as denúncias de crimes eleitorais, que, caso ocorram, serão enviadas para avaliação pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).

Confira imagens do local:

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias