O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou a campanha Natal Sem Fome, as 700 toneladas de alimentos são de originarias de acampamentos, assentamentos e cooperativas da Reforma Agrária Popular, em conjunto com uma rede de solidariedade que irá beneficiar famílias em situação de fome e insegurança alimentar nas periferias urbanas e rurais do Brasil.
Além dos alimentos distribuídos em cestas, serão doadas marmitas e ceias populares para cerca de 30 mil pessoas em todas as grandes regiões do país. As doações já foram iniciadas e continuarão a ser entregues até dia 6 de janeiro.
A dirigente nacional do MST no Rio de Janeiro, Marina dos Santos, explica:
“O MST vê a solidariedade como um princípio indispensável para nossa organização popular de luta pela terra e Reforma Agrária. Então, nesse sentido, a solidariedade para nós é tida como uma virtude e sobretudo como um princípio indispensável. E é nesse sentido que nós queremos atuar, trabalhar, desenvolver essa campanha do Natal Sem Fome, realizando na prática esse princípio do MST que é a solidariedade de classe”
Fazendo uma distinção entre “caridade” e “solidariedade de classe”.
Marina acrescenta que a distribuição de alimentos é uma forma de mostrar resultado das lutas que o MST reivindica, que é oriundo na ocupação do latifúndio improdutivo.
- Fonte: Assessoria de comunicação do MST.
- Foto: Divulgação.