A categoria bares e restaurantes conta com uma possível exclusão no Simples Nacional, o que levaria a 5.520 empresas encerrarem suas atividades.
O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, viabilizando negócios e prevendo descontos.
Devido a pandemia, bares e restaurantes foram uma das categorias mais afetadas, com o lockdown nas cidades, gerando dívidas. Segundo o Sindicato dos Bares, Restaurantes e Similares (Sindbares), cerca de 46% estão com atrasos de pagamentos e 84% temem ser desenquadrados no regime por isso.
Rodrigo Vrevolet, presidente do (Sindbares) declarou:
“Essa situação é mais um reflexo da pandemia, temos muitos funcionários, os empresários priorizam o pagamento de salários e acabam deixando para pagar os tributos depois.”
Em sua maioria, o setor é formado por micro e pequenas empresas, com a saída da categoria do Simples Nacional, seria fatal. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor mostrou uma certa melhora com a flexibilização das medidas preventivas da pandemia, porém, dos empresários ouvidos 39% terão dificuldades de pagar os tributos e 22% que conseguiram empréstimos estão com os pagamentos atrasados.
- Fonte: Informações da redação com Tribuna Online.
- Foto: Divulgação.