domingo, julho 7, 2024

Mundo – Grande referência na luta contra o apartheid, Desmond Tutu morre aos 90 anos.

Desmond Tutu foi um arcebispo da igreja anglicana e ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1984, por sua luta contra o Apartheid em seu país natal, foi também o primeiro arcebispo anglicano negro da Cidade do Cabo e Johanesburgo.

Nascido em 1931, em Klerksdorp, na África do Sul, foi professor e teólogo, em todo seu trabalho, incluindo palestras e escrito, foi um duro crítico à segregação racial, conhecido como apartheid. Apesar de Tutu ter o desejo de se tornar um médico, sua família não tinha como pagar os seus estudos de física e Tutu resolveu seguir os passos de seu pai.

Tutu estudou na Pretoria Bantu Normal College entre 1951 e 1953, quando foi para a Escola Normal de Johannesburgo. Depois foi para a King’s College onde adquiriu bacharelado em teologia.

Em 1996 presidiu a Comissão de Reconciliação e Verdade, destinada a promover a integração racial na África do Sul após a extinção do apartheid. Esta comissão tem poderes para investigar, julgar e anistiar crimes contra os direitos humanos praticados na vigência do regime.

Diagnosticado com câncer de próstata no final da década de 1990, foi hospitalizado diversas vezes nos últimos anos para o tratamento de infecções devido à doença.

Desmond Tutu faleceu na manhã de ontem (26/12), aos 90 anos.


  • Fonte: Informações da redação.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias