A Anvisa está monitorando dois navios cruzeiros que estão com um surto de covid-19, até então, foram confirmados 146 casos entre tripulantes e passageiros, e seguirão sendo monitorados pela agência sanitária.
Em nota, a Anvisa informou:
“Diante do aumento do número de casos a bordo, adotaremos as medidas previstas nos normativos vigentes, o que pode incluir a necessidade de uma quarentena…”
Um dos navios, Costa Diadema, da Costa Cruzeiros, está atracado em Salvador com 68 casos confirmados, 56 entre tripulantes e 12 passageiros. A secretaria municipal de saúde confirmou que eles estão impedidos de descer do cruzeiro. Segundo a Anvisa, 3.836 pessoas estão embarcadas, sendo 1.320 tripulantes e 2.516 passageiros. Apesar do surto, vídeos e fotos de passageiros sem máscaras se servindo no buffet e fazendo festas na piscina, seguindo o oposto das recomendações do protocolo de segurança.
Já o navio MSC Splendida atracou no porto de Santos (SP), na quarta-feira (29), até o momento foram confirmados 51 tripulantes e 27 passageiros com o teste positivo, e 54 contactantes, que seria pessoas que estiveram em contato com os casos.
Segundo a agência sanitária, embarques e desembarques estão fora de cogitação e o navio seguirá atracado em Santos até segunda ordem, aguardando o fim da análise dos dados epidemiológicos pelos órgãos de saúde competentes. A embarcação leva cerca de 4 mil pessoa a bordo.
- Fonte: Informações da redação com o Estadão.
- Foto: Divulgação.