Devido as fortes chuvas que assolam a Bahia, deixando centenas de pessoas desabrigadas, o governo baiano afirmou que recebeu um documento do consulado argentino informando que a União tomou uma decisão na noite desta quarta-feira. Em suma, o Ministério das Relações Exteriores negou a ajuda que partiu do governo da Argentina, que havia se mostrado disposto a enviar profissionais especializados nas áreas de água, saneamento, logística e apoio psicossocial para as vítimas das inundações.
O Ministério das Relações Exteriores enfatizou:
“Na hipótese de agravamento da situação, requerendo-se necessidades suplementares de assistência, o Governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina de apoio da Comissão dos Capacetes Brancos, cujos trabalhos são amplamente reconhecidos”.
O governador estadual da Bahia, Rui Costa (PT) se manifestou via twitter, agradecendo ao governo argentino e pediu ao governo federal que autorizasse a missão.
O país nos ofereceu envio imediato de uma missão com dez profissionais especializados nas áreas de água e saneamento, logística e apoio psicossocial para vítimas de desastres. Isso inclui, por exemplo, a oferta de comprimidos para potabilização de água.
— Rui Costa (@costa_rui) December 29, 2021
Esta manhã, o presidente Jair Bolsonaro fez uma postagem em uma rede social, onde declara:
“Em contato com o Itamaraty, a Chancelaria Argentina ofereceu assistência de 10 homens capacetes brancos para trabalho de almoxarife e seleção de doações, montagem de barracas e assistência psicossocial à população afetada pelas
enchentes na Bahia. O fraterno oferecimento argentino, porém, muito caro para o Brasil, ocorre quando as Forças Armadas em coordenação com a Defesa Civil, já estavam prestando aquele tipo de assistência à população afetada, inclusive com o apoio de 3 helicópteros da Marinha. Por essa razão, a avaliação foi de que a ajuda argentina não seria necessária naquele momento, mas poderá ser acionada oportunamente, em caso de agravamento das condições. A resposta do Ministério das Relações Exteriores à Embaixada Argentina é clara a esse respeito.
O Governo Brasileiro está aberto a ajuda e doações internacionais. Ontem, o Itamaraty aceitou doações da Agência de Cooperação do Japão (JICA): são barracas de acampamento, colchonetes, cobertores, lonas plásticas, galões plásticos e purificadores de água, que chegarão à Bahia por via aérea e/ou serão adquiridos no mercado brasileiro.”
Infelizmente, o número de mortos em decorrência das enchentes subiu para 24, segundo Superintendência de Proteção e Defesa Civil do estado (Sudec).
- Fonte: Informações da redação com a CNN
- Foto: Divulgação.