Em São José da Coroa Grande, no litoral sul de Pernambuco, se localiza o Ilé Àse Ayaba Omi, mais popularmente conhecido como Terreiro das Salinas, no qual foi brutalmente incendiado. Segundo o sacerdote do templo, Lívio Martins, o local já teria sido vítima de intolerância religiosa outras três vezes, porém com apoio da comunidade os problemas puderam ser contornados.
No sábado (01), em torno de 6h da manhã, moradores da região contataram os filhos da casa para informar o que estava ocorrendo. Segundo Gilmara Santana, uma das frequentadoras da casa, os pontos de incêndio foram específicos, dando a entender que poderia ter sido um incêndio criminoso.
Foi registrado um boletim de ocorrência e uma denúncia no Ministério Público. Nas redes sociais, os representantes do terreiro afirmaram também que o que aconteceu “foi uma tentativa de apagamento, de silenciamento e opressão”, mas que “não nos impedirá de continuar a cultuar nosso sagrado”.
A Polícia Civil informou em nota que todas as providências estão sendo tomadas para a elucidação do ocorrido.
O templo tem o costume de promover ações sociais para a comunidade, como: distribuições de cestas básicas, livros gratuitos, sopão comunitário semanal, arrecadação de alimentos não perecíveis para doações, principalmente durante a crise sanitária que o país vive.
- Fonte: Informações da redação e G1.
- Foto: Reprodução.