domingo, julho 7, 2024

Meio Ambiente – Prefeito de Borba promove audiência para discussão de legalização do garimpo no rio Madeira.

O município de Borba, localizado à 149km de Manaus, o prefeito Simão Peixoto (PP) em audiência realizada com garimpeiros, disponibilizou todo um corpo técnico para a criação de uma cooperativa para a categoria, segundo ele, a Secretaria do Meio Ambiente e de Assistência Social participarão do processo.

O objetivo seria para conseguir uma autorização para exploração de ouro na região, e para garantir a autorização, a Agência Nacional de Mineração (ANM) exige uma série de critérios, nos quais incluem: memorial descritivo, planta de situação, identificação da substância e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Na audiência, o prefeito pediu para que não houvesse mineração até que tudo estivesse legalizado, afirmou ainda um prazo de 60 a 90 dias para o processo todo.

Em novembro do ano passado, a operação Uiara do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Polícia Federal, queimaram 131 balsas que extraíam ouro legalmente do rio Madeira.

Os municípios do Madeira começaram a organizar audiências públicas para discutir a legalização do garimpo após essa operação.


  • Fonte: Informações da redação com A Crítica
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias