domingo, julho 7, 2024

Manaus – Governo municipal impede blocos e festas de carnaval de serem realizados, devido ao aumento de casos de covid-19 e gripe.

A prefeitura de Manaus, assim como vários municípios do país, determinou a suspensão do Carnaval. O anuncio foi feito pelo prefeito David Almeida (Avante) por meio das suas redes sociais. O cancelamento, segundo o prefeito, ocorreu em função do cenário preocupante da pandemia com o surgimento da variante Ômicron.

Determino a suspensão das festas e blocos de rua do carnaval de Manaus 2022. Conversei com a nossa secretária de saúde, e juntos dividimos preocupações acerca do cenário da pandemia, que vem avançando não apenas com novos casos, após as festas de fim de ano, mas, também, de uma nova variante, a Ômicron”, explicou Almeida na publicação.

Ele ressaltou que além da nova variante já está em Manaus foram identificados registros de dupla infeção por COVID e Influenza.

“Precisamos compreender que o carnaval de rua não tem controle espacial numa cidade com mais de 2 milhões de habitantes, e não há como limitar numericamente grupos e adeptos de uma festa popular, que em sua última ano de realização teve 110 bandas autorizadas. Somente uma das mais famosas movimenta 100 mil pessoas em um único evento”, esclareceu em um trecho da publicação.

A medida é importante, segundo o prefeito, uma vez que os blocos de rua têm características de movimento coletivo amplo, sem que o poder público possa controlar esse movimento de forma adequada. Sendo assim não existindo protocolos para realização do evento em cenário de pandemia.

“Não há ainda como restringir a aproximação e o contato físico, ou monitorar o controlar o obrigatório uso de álcool e máscaras. Por todas essas razões e usando a mesma cautela da suspensão das festas de Réveillon em Manaus, e considerando todo um conjunto de alertas sanitárias, incluindo os já emitidas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), em conjunto com a Semsa, mediante decisão técnica do nosso Gabinete de Crise, determinei a suspensão das festas e blocos de rua de carnaval, inclusive qualquer autorização sanitária para suas realizações”, justificou.

David Almeida  também pediu cautela da população para evitar um novo surto pandêmico, como ocorrido no inicio do ano passado.

“Por isso, também conclamo a população para continuar tomando os cuidados necessários e a buscar a vacinação. São as nossas únicas alternativas para a volta à normalidade”.


  • Fonte: Informações da redação com O Convergente.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias