domingo, julho 7, 2024

Meio Ambiente – Ondas de calor atingem América do Sul e temperaturas vão as alturas.

Nesta semana ondas de calor atingem a América do Sul, nesta terça-feira (11) a previsão era de 37ºC em Buenos Aires, onde foi superada, atingindo 40ºC por volta das 16h, horário local, sendo a maior temperatura registrada desde 1995.

Segundo o Serviço Meteorológico Nacional Argentino, Buenos Aires enfrenta seu quarto dia mais quente em 115 anos. O que se espera é que o calor fique cada vez mais intenso no decorrer dos próximos dias, nos locais mais quentes do país, é esperado que atinja uma temperatura entre 45º a 47ºC de acordo com a MetSul.

Na região sul do Brasil não é diferente, à oeste do Rio Grande do Sul as temperaturas devem marcar cerca de 10º a 15ºC acima da média esperada nessa época do ano.

Segundo a MetSul, a cidade de Uruguaiana pode atingir uma máxima de 41º e 42ºC nos próximos dias. A onda de calor deve atingir até mesmo a Serra Gaúcha, com máximas de 37ºC em Caxias do Sul, e 40ºC ao redor de Farroupilha e Bento Gonçalves.

A maior temperatura já registrada no Rio Grande do Sul, de acordo com os dados oficiais contabilizados desde 1910, foi de 42,6ºC, nos verões de 1917, em Alegrete, e de 1943, em Jaguarão.

A causa pra essa onda de calor, segundo Éder Maia, especialista em climatologia da América do Sul, é consequência da massa de ar quente e seca instalada entre a Argentina e Brasil. O fenômeno é favorecido pela área de alta pressão atmosférica que está atuando sobre o Rio Grande do Sul, inibindo a formação de nebulosidade e, consequentemente, elevando as temperaturas e reduzindo a umidade do ar.


  • Fonte: Informações da redação com CNN.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias