sexta-feira, novembro 22, 2024

Amazonas – Prefeito ‘Curubão’ contrata empresa envolvida em investigação por suposta fraude licitatória no MPAM.

Uma empresa de transporte escolar, já envolvida em investigação do Ministério Público do Amazonas (MPAM), foi novamente contratada, por mais de R$ 2,8 milhões, pela prefeitura de São Gabriel da Cachoeira para fornecer o serviço para o município. No ano passado o MPAM abriu um procedimento para investigar a parceria do prefeito Clovis Saldanha (PT), o “Curubão”, com a empresa em uma suposta licitação fraudulenta para favorecer os envolvidos no processo licitatório.

No procedimento atual, a F. C. Transporte e Turismo Eireli, CNPJ: 84.084.383/0001-13, foi uma das empresas que venceu o processo administrativo nº 668/2021, relativo à licitação do tipo pregão eletrônico nº 0009/2021, para “Eventual Serviço de Transporte Escolar para as Escolas Municipais de São Gabriel da Cachoeira-AM”.

Pelo contrato a empresa vai receber da Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira o valor global de R$ 2.804.701,80. O valor é referente a 108 viagens de ônibus de transporte escolar que deverão ser feitas para atender os alunos das escolas municipais do munícipio. O acordo tem validade de um ano.

As informações sobre o processo, que também atestou a Cooperativa de Transporte Coletivo Fluvial e Terrestre, como vencedora de um dos lotes da licitação, no valor R$ 290.376,00, foram publicadas no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas no início deste mês.

O contrato com as duas empresas, no valor total de R$ 3.095.077,80, foi assinado pelo prefeito Clovis Saldanha, no final do ano passado.

Segue:

Investigação – Em setembro do ano passado o MPAM abriu um procedimento para investigar o prefeito de São Gabriel da Cachoeira por suspeita de improbidade administrativa.

A intenção do órgão era investigar o suposto enriquecimento ilícito do prefeito, por meio de fraude em licitação para o transporte escolar do município.

Além de Curubão, o secretário municipal de Educação, Isaías Benjamin da Silva, e a empresa F. C. Transporte e Turismo Eireli, responsável pelo transporte escolar em São Gabriel da Cachoeira, também seriam investigados.

Na época da abertura do processo, O MPAM estipulou um prazo de 15 dias, para que o prefeito desse explicações sobre o contrato firmado com a empresa.

O procedimento, assinado pelo promotor de Justiça, Paulo Alexander dos Santos, pedia ainda a íntegra do processo licitatório, processo de dispensa, ou inexigibilidade de licitação, inclusive com anexos, contratos e pagamentos efetuados referentes à contratação de empresa para serviço de transporte escolar no município.


  • Fonte: O Convergente.
  • Foto: Divulgação.

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