quinta-feira, novembro 21, 2024

Saúde – “Caminho para o fim?” – OMS fala sobre possibilidade de fase aguda da pandemia acabar em 2022.

A variante ômicron contamina 100 pessoas a cada três segundos no mundo. Mas, se houver um avanço da vacinação e a distribuição de doses pelo mundo, a fase aguda pandemia da covid-19 pode acabar em 2022, com o fim da declaração de emergência sanitária global.

A declaração é do diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus que, nesta segunda-feira, abriu a reunião do Conselho Executivo da entidade com um apelo para que o mundo assuma a tarefa de colocar fim à crise nos próximos doze meses. Para ele, existem meios de chegar a uma situação mais estável.

Mas é “perigoso” ainda apostar no fim da pandemia e criticou estratégias que permitam que o vírus simplesmente circule.

Nesta segunda-feira, diante de governos de todo o mundo, a cúpula da OMS apresentou um plano de saída para a pandemia. O projeto tem como meta abandonar uma resposta à fase aguda da crise para um cenário de controle sustentável do vírus.

Nesse processo, o chefe de operações da OMS, Mike Ryan, apontou que a prioridade precisa ser reduzir infecções e proteger as pessoas, além de aumentar a oferta de diagnósticos e reduzir ainda de maneira importante o número de mortes.

“Podemos acabar a pandemia em 2022 e transitar para uma nova fase”, insistiu. Ryan não descarta ainda que governos tenham de usar, de forma pontual, medidas de confinamento. Para ele, ainda há um perigo real de mutação do virus.

“Temos de sempre estar prontos”, afirmou. Outro foco do trabalho será o de desenvolver novas vacinas, capazes de também frear a transmissão. Segundo Kate O’Brian, diretora de vacinas da OMS, os atuais imunizantes são fundamentais para evitar doenças graves e mortes. Mas ainda não pararam as contaminações.

“Não acho que vamos ter vacinas que vão esterilizar a transmissão”, admitiu a técnica da agência. “Mas podemos ter doses que possam reduzir transmissão”, disse. A OMS ainda aponta que, num plano de saída da pandemia, a operação para sair da pandemia vai exigir US$ 26 bilhões para garantir que vacinas, testes e tratamentos também cheguem aos países emergentes. 


  • Fonte: G1 / OMS/ UOL.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias