domingo, julho 7, 2024

Reconhecimento – Prêmio Nacional Igualdade contempla profissionais que atuam na luta de causas sociais no Amazonas

O Instituto Nacional Afro Origem (INAÔ-AM) realizou na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) a 1ª Edição do Prêmio Nacional Igualdade INAÔ. Lideranças do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Goiás estavam entre os homenageados. O evento contou com a presença de educadores, juristas e jornalistas, que também receberam honrarias.

Christian Rocha, presidente do INAÔ relatou que o evento foi a realização de um sonho e se tornou a maior premiação realizada por um movimento de negritude no Amazonas e salientou a importância dessas condecorações, levando em conta a crise ética, política e na saúde que o país vem enfrentando.

“Levar igualdade aos quatros cantos do mundo, principalmente no Brasil, significa plantar uma semente em um país que é totalmente desigual.”, contou Rocha.

A cerimônia reconhece e dá destaque aos principais nomes, instituições e meios de comunicação que atuam em prol da igualdade social e racial do estado do Amazonas e o prêmio contempla vários profissionais que atuam no desenvolvimento do Amazonas.

Fabrício Alexandre Aguiar, diretor e representante do Portal Manaós no evento, reconheceu a importância do movimento e agradeceu o reconhecimento dado à equipe, além de ressaltar que os meios de comunicação estão sempre em defesa e na luta por causas sociais.

Na imagem estão presentes (da esquerda para a direita) Erica Lima, diretora do Portal O Convergente, Christian Rocha, presidente do INAÔ-AM e Fabrício Aguiar, diretor do Portal Manaós.

Destaque para as mulheres que lutam pela igualdade de um todo

O Portal O Convergente e o Portal Manaós, juntos receberam 3 prêmios e foram representados por Erica Lima (Diretora do Portal O Convergente) e Letícia Barbosa (Repórter e apresentadora do Portal Manaós e O Covergente).

Erica Lima recebeu o prêmio “Mulheres em Destaque 2021”.

Para Erica, o prêmio INAÔ é de suma importância, pois aborda o preconceito racial e a forma como a sociedade ainda nega que existam essas questões. Como representante do O Convergente, a Diretora agradeceu o reconhecimento recebido pela instituição e pelo compromisso que todos deveriam ter ao abordar esse tema.

Agraciada ainda com a honraria do título “Mulheres em Destaque”, Erica relatou que isso a motiva a continuar fortalecendo as mulheres e seguir mostrando que todas são capazes de construir suas histórias e que todo o reconhecimento é fruto de um trabalho em conjunto.

“Hoje o Portal O Convergente criou sua trajetória e tem um compromisso com a informação fidedigna […]. Levantando pontos específicos que muitas vezes passam despercebidos. Então, ser convergente é trazer pontos que estão em caminhos diferentes, para um ponto em comum: que é informar com responsabilidade”, afirmou.

Letícia Barbosa, apresentadora do Portal Manaós, contou que sendo mulher e jovem, sentiu-se extremamente honrada em receber um prêmio tão importante como o de Igualdade 2021.

“Espero seguir exercendo um papel fundamental na sociedade de transformação social, e seguir informando e formando com grande responsabilidade, como é realizado o trabalho no Portal Manaós.”, relatou.

A apresentadora e repórter dos Portais O Convergente e Manaós, Letícia Barbosa, recebeu o prêmio “Igualdade 2021”.

Delegacia da Mulher

A delegada titular da Especializada em Crimes contra a Mulher, Débora Mafra, que recebeu o prêmio “Consciência Negra 2021”, também esteve presente e destacou o desempenho no combate a violência doméstica.

Mafra ressaltou que receber a homenagem foi uma gratificação e um reconhecimento da sociedade para os trabalhos realizados pela Delegacia da Mulher.

“Realmente a mulher negra, na estatística, é a que mais sofre violência doméstica e também na sociedade. Chama à atenção a pessoa sofrer violência por conta da raça, da cor e por características pessoais e físicas que ela tem”, afirmou a delegada.

Que completou dizendo sentir tristeza por ainda existir isso na sociedade e salientou a importância de se combater esse tipo de discriminação.

A titular da Delegacia da Mulher reforçou a imprescindibilidade de continuar a luta pelos direitos de todos, mas em especial, da mulher negra. E que o prêmio recebido serve de alerta, para que haja uma reflexão de que ainda há muitas causas como racismo, discriminação e o preconceito, ainda muito presentes no Brasil, que precisam ser combatidas.

A luta não é somente pela importância da causa negra, mas todos os assuntos relacionados aos interesses sociais da sociedade.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias