A educação financeira é uma das principais lacunas na formação do brasileiro. Mas, quem nunca passou por alguma dificuldade por causa de dinheiro conhece, pelo menos, uma pessoa que teve ou tem problemas ao lidar com suas finanças.
Um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mostra que 45% dos brasileiros admitem que não fazem um controle efetivo do próprio orçamento.
Diante disso, o Portal Manaós convidou a educadora financeira, Lídia Machado, para conversar sobre o tema.
A entrevistada iniciou contando que, após se recuperar de dívidas, buscou cursos gratuitos na interne e outras formas de obter mais controle sobre os seus gastos, tendo em vista que, segundo ela, somente aquilo não era suficiente para mudar a sua vida de maneira definitiva e como isso a ajudou a trabalhar no auxílio a outras pessoas que passam ou passaram pela mesma situação.
“O meu propósito é ensinar pessoas a sair do caos das dívidas e terem uma vida financeira digna e organizada”, disse.
Questionada sobre dignidade e independência financeira a convidada contou que, de forma prática, a independência, nada mais é do que você ter dinheiro investido cujo rendimento seja suficiente para pagar o seu custo de vida mensalmente.
Porém, existem estratégias que podem auxiliar na busca por essa autonomia financeira. De início é preciso ter um planejamento de seu orçamento familiar. De acordo com Lídia, se você quiser viver de forma tranquila, isso é fundamental, pois é preciso ter um controle sobre os gastos.
“Ter mais de uma fonte de renda também é um ponto de extrema importância na busca por uma vida monetária mais ‘leve’, visto que, se uma não conseguir suprir a sua necessidade, há uma outra que irá lhe auxiliar nesse aspecto. E mesmo com isso, é necessário ter o seu ‘colchão de emergência’, que nada mais é do que uma reserva financeira”, relatou a convidada.
Por fim, a educadora financeira instrui que planejar o seu orçamento familiar, ter mais de uma fonte de renda e obter o ‘colchão financeiro’, são pontos que servem de estrutura para se ter uma vida financeira digna, organizada e equilibrada.