Com o anúncio de invasão da Rússia a Ucrânia, os jogadores brasileiros dos times de futebol do Sharktar Donesk e Dínamo de Kiev compartilharam um vídeo pedindo ajuda as autoridades brasileiras para deixarem a Ucrânia e dizem que estão “abandonados” e “sem saber o que fazer”.
Entre os jogadores, está o santista Aluísio Chaves Ribeiro Moraes Júnior, mais conhecido como Junior Moraes. Ele é um dos brasileiros que pede ajuda pelas redes sociais para deixar a capital da Ucrânia com a família. Junior é naturalizado ucraniano e atua como atacante. Atualmente, joga pelo Shakhtar Donetsk e pela Seleção Ucraniana.
A recomendação das autoridades é que a população fique em casa e mantenha em “alerta” com os ataques russos. O prefeito de Kiev, Vitaly Klitschko, pediu aos cidadãos que mantenham pronta uma “mala de emergência”, com documentos e o mínimo necessário, para que, se necessário, cheguem rapidamente a um abrigo.
O espaço aéreo para voos civis foi fechado nesta quinta-feira (24). O governo cita alto risco à segurança depois de ataques da Rússia. O regulador de aviação da Europa alertou sobre perigos de voar em áreas de fronteiras com a Rússia e a Bielorrússia