O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, convocou para que se apresentem ao exército todos os cidadãos aptos a lutar pelo país. Isso acontece após a Rússia fazer “operação militar especial” no país nesta quinta-feira (24).
A convocação foi feita por Zelensky em pronunciamento feito para a nação. O presidente se comprometeu a distribuir armamento aos que podem lutar, indicou que militares estão feridos e pediu doação de sangue para população geral.
“Nós temos armas defensivas para defender nossa soberania”, disse o presidente, que ainda indicou que a Rússia tem sofrido baixas maiores de soldados do que a Ucrânia.
O presidente pediu a união dos ucranianos para defender a liberdade do país. “Não temos oponentes políticos agora. Somos todos cidadãos de um pais maravilhoso e defendemos nossa liberdade”.
As relações diplomáticas também foram cortadas entre os dois países “Nós cortamos relações diplomáticas com a Rússia. A Ucrânia esta se defendendo e não deve perder sua liberdade. O direito de defender nossas vidas é nosso maior valor”, completou.
- Fonte: CNN
- Foto: Divulgação