domingo, julho 7, 2024

Amazonas – Programa ‘Vem com a Gente’ estreia e aborda temas que envolvem fases da vida no caminho da formação de adultos saudáveis

Prover os cuidados necessários para o crescimento e desenvolvimento saudável na infância e adolescência é um grande desafio na sociedade contemporânea, principalmente no que concerne a relação com os adultos.

No que tange a infância, pode-se afirmar através de estudos científicos de diversas áreas, como neurociência, psicologia do desenvolvimento dentre outras, que essa fase é apontada como o período de maiores possibilidades para a formação das competências humanas e ocorre entre a gestação e o sexto ano de vida.

Esse período da primeira infância abrange um momento de extrema importância que contabiliza 1.000 dias de desenvolvimento crucial para o crescimento do indivíduo. Nesses primeiros anos, cerca de mil células cerebrais se conectam por segundo, o que proporciona a saúde mental e física da criança, assim como o seu desenvolvimento estrutural pleno. É por isso que crescer em um ambiente cercado de segurança, saúde, boa alimentação e estímulos positivos é imprescindível. É na primeira infância que o indivíduo aprende muito e de forma rápida. As crianças absorvem todo o tipo de informação, emoções e experiências que são expostas. É por isso que, mesmo que ela não compreenda 100% de determinada situação, os sentimentos e palavras ali inseridos serão incorporados.

Quando este processo ocorre de modo inadequado pela não atuação e participação dos pais ou cuidadores, a criança não consegue estruturar as melhores condições para lidar com as suas emoções, podendo se tornar pouco habilidosa para administrar as adversidades ao longo da vida, desenvolvendo uma baixa tolerância à frustração, além de comportamentos desviantes e que irão prejudicá-la no seu desempenho como ser social.

No que tange a adolescência pode-se afirmar que é também um estágio de rápido crescimento e desenvolvimento do indivíduo. Fase essa que desencadeia uma série de mudanças físicas, hormonais, psicológicas e sociais e são extremante desafiadoras.  Para os adolescentes, viver estes desafios é tentar estabelecer sua tão buscada autonomia, aprender quem são, o que gostam, o que valorizam e desenvolver novas habilidades que os ajudem a interagir socialmente. Assim, desenvolvem a capacidade de entender a si mesmos e aos outros à medida que passam da juventude para a vida adulta, no sentido de ajudá-los a desvendar quem são, tomar decisões responsáveis, gerenciar conflitos, se autorregular e a se relacionar com os outros neste momento de suas vidas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) adolescência é a segunda janela de oportunidade para um desenvolvimento mais ajustado e saudável com a possibilidade de bons resultados na vida adulta.

Vale ressaltar que mesmo após o período de maior “abertura” para a aprendizagem, não significa que esta “janela”, ou seja, oportunidade, se “fechou” ou que esta habilidade não poderá posteriormente ser aprendida, porém, devemos salientar a importância em aproveitar estas janelas de oportunidades no seu período mais fértil para que possamos alcançar a potencialidade máxima de cada habilidade.

O programa “Vem com a gente” apresentado pela Psicóloga Clínica Katherine Benevides e a Enfermeira Neonatal Rhamilly Amud que se inicia no Portal Manaós, nasceu da vivência de observarmos em nossas lives e experiências no consultório uma necessidade de se falar de forma mais frequente e abrangente de assuntos de saúde desses dois períodos da vida do indivíduo que são de suma importância para as mulheres, pais, família, adolescentes e claro para toda sociedade de forma mais clara, simples e objetiva. Ou seja, é um programa pensado e idealizado para apoiar e esclarecer dúvidas em vários temas que envolvem essas duas fases da vida no caminho da formação de um adulto saudável.

No decorrer do programa a cada 15 dias teremos vários convidados que abordarão temas de suas expertises, considerando que a criança e o adolescente, com suas inúmeras formas de se comportar, pensar, agir e sentir só podem ser compreendidos a partir da relação que se estabelece entre eles e os adultos.


  • Fonte: Divulgação
  • Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias