As entidades representativas da Enfermagem Amazonense convidam todos os profissionais de enfermagem e a sociedade geral para as atividades do dia 08 de março, que será o Dia Nacional de Mobilização da Enfermagem pela aprovação do Piso Salarial.
Na Câmara dos Deputados, tramita o PL 2564/2020 aprovado no Senado no fim de 2021 que estabelece o Piso Salarial dos Profissionais de Enfermagem, aguardando ser aprovado também pelos deputados federais.
No último dia 24/02 o grupo de trabalho da Câmara Federal responsável pela análise do impacto financeiro da aprovação do Piso Salarial da Enfermagem apreciou o relatório emitido pelo deputado federal Alexandre Padilha o qual emitiu parecer com estimativa de R$ 16 bilhões com a aprovação do Piso, valor este bem menor que o propagado pelo Governo Federal que estimava na ordem de R$ 42 bilhões, demonstrando assim a viabilidade da aprovação do Piso para os profissionais de enfermagem.
Com isso, foi apresentado junto à mesa diretora requerimento de urgência solicitando a colocação do PL 2564/2020 para que seja votado no plenário da casa Legislativa.
No Brasil inteiro a Enfermagem estará mobilizada e cobrando dos deputados federais pela aprovação do Piso. Aqui no Amazonas, o Fórum de Entidades de Enfermagem é o responsável pelas mobilizações da categoria, nos Hospitais Públicos e privados, UPA’s, UBS, SPA’S, Clínicas e também nas Universidades e Escolas Técnicas.
Para o Enfermeiro Elton Aleme que faz parte da coordenação do Fórum, somente com a unidade de toda a Enfermagem e com o apoio da sociedade teremos essa tão esperada vitória, com muita luta e mobilização.
A Enfermeira Graciete que também faz parte da coordenação do Fórum e é presidente do SINDPRIVI, acredita que está na hora da classe política Valorizar os profissionais de enfermagem e aprovarem o piso Salarial.
As atividades de mobilização acontecerão em Manaus e também nos vários municípios do Amazonas como em Maués, Careiro da Várzea, Barcelos, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Eirunepé, Manaquiri e vários outros, onde a enfermagem fará vídeos, faixas, e mandarão recado para os parlamentares.
- Fonte: Divulgação
- Foto: Divulgação