“O PSDB Amazonas tem um compromisso muito claro com as mulheres, não só para sua inclusão na política, mas também voltado para o seu desenvolvimento pessoal e econômico, reduzindo as desigualdades e vulnerabilidade e, consequentemente, dando a elas novas oportunidades”, destacou o presidente do PSDB-AM, ex-prefeito e ex-senador, Arthur Virgílio Neto, ao destacar que o partido tem uma agenda prioritária direcionada à mulher, durante todos os dias do ano. “Vamos comemorar o Dia Internacional da Mulher, claro que vamos. Mas, principalmente, vamos trabalhar todos os dias para que elas encontrem melhores condições e o respeito aos seus direitos fundamentais”, garantiu.
O PSDB é um dos poucos partidos que mantém um núcleo totalmente voltado para as mulheres. O PSDB Mulher-AM, hoje presidido pela arquiteta e ex-primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, realiza cursos de capacitação e empreendedorismo feminino para mulheres em todas as zonas da cidade. “É também uma forma de combater a violência, ensinando as mulheres a ter autonomia financeira”, afirmou a vice-presidente do PSDB Mulher-AM, a ex-deputada federal Conceição Sampaio, que coordena e acompanha os resultados dos cursos.
Recente estudo apresentado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2021), aponta que 25,1% das mulheres entrevistadas, por falta de estabilidade financeira, estavam mais vulneráveis à violência doméstica. No Amazonas, a maior parte das ocorrências de agressões contra as mulheres foi em Manaus. No primeiro semestre de 2021, foram 12.835 casos, sendo 11.977 na capital, de acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
“Com base nesses dados, além dos cursos de capacitação, também decidimos levar às mulheres técnicas de defesa pessoal, com uso das artes marciais”, explicou Conceição Sampaio.
*Com informações da assessoria
- Foto: Divulgação