quinta-feira, julho 4, 2024

Mulheres empreendedoras: A alma do negócio no Amazonas

O empreendedorismo feminino no Amazonas guarda, além do lucro, muitas histórias. Desde quem largou toda a formação para começar do zero, até quem procurou apenas uma renda extra durante a gravidez e acabou encontrando o trabalho da vida.
Uma pesquisa do Sebrae aponta que nos últimos 10 anos, o número de mulheres empreendedoras aumentou mais que o dobro com relação aos homens. Elas correspondem a mais da metade do número de empreendedores individuais.
As mulheres já mostraram em inúmeros momentos da história, a força que possuem e nos últimos anos tem assumido um protagonismo na arte de empreender.
Exemplo disso são histórias como a de Andréa Maia, Rhamilly Karam e Lilian Sodré, mulheres que empreendem e nos mostram que todos os sonhos são possíveis.
O Portal Manaós conversou com essas mulheres inspiradoras, que nos agraciaram com suas histórias de garra, foco, coragem e acima de tudo, de conquistas.

Talento e criatividade

Andréa Maia – Doces da Maricota

Andréa conta que ter seu próprio negócio sempre foi um sonho e hoje, cuida como se fosse um filho. O desejo de ser independente sempre existiu, mas a falta de recursos para dar início ao projeto acabou adiando os planos.
A dona do ‘Doces da Maricota’ diz que desde sempre quis ser confeiteira, pois  era uma área com a qual se identificava e que lhe dava prazer em fazer. Mas, tentou conciliar o amor pela profissão com algo que pudesse lhe dar um retorno financeiro para que assim conseguisse investir na educação e no crescimento profissional dos filhos.
“A nossa maior batalha é nos manter num mercado tão competitivo e com a falta de incentivos da parte do governo, para amparar os empreendedores”, contou.

Lilian Sodré – Odontologia estética

Lilian, que é cirurgiã dentista e dona de um consultório odontológico, fala que resolveu empreender porque desejava, antes de tudo, poder inspirar outras mulheres e mostrar que não há idade para começar a empreender e sim vontade, coragem e disposição.
“Acho que a verdadeira batalha é o tempo… 24h é pouco para poder ser mulher, mãe, profissional, dona de casa, fitness, linda, empoderada”, disse.
Além disso, um dos seus maiores desafios foi tentar não sentir culpa por querer sair em busca dos meus sonhos, de ser uma profissional e de não ser aquela mãe que a sociedade e a própria família desejava.
“A partir do momento que me proponho a transformar vidas através dos sorrisos, vejo minha atividade como uma transformação social. Vejo a todo momento mulheres que ao verem seus novos sorrisos saírem do seu casulo, e assim se sentem mais seguras para enfrentar as batalhas do dia a dia”, completou.
Sobre suas inspirações, Lilian destaca a sua mãe, que segundo ela, sempre fora uma mulher guerreira, batalhadora e forte em toda amplitude que a palavra representa.
Por fim, a cirurgiã dentista expôs que, o principal desafio de um empreendedor é a política tributária e a falta de mais incentivos do governo que possam criar melhores condições para o micro-empreendedor.

Rhamilly Karam – Consultora Materna Infantil 

Rhamilly Karam, que além de consultora também é enfermeira neonatal, líder executiva em primeira infância e mestranda no contexto amazônico, exterioriza que alcançar a independência no trabalho e abrir o próprio negócio significa realizar um grande sonho e abraçar a chance de colocar em prática projetos pessoais.
“A satisfação de ver a sua empresa crescer no mercado é simplesmente única.”, expôs.
A consultora relata que desde que começou a trabalhar em uma grande maternidade em Manaus, sabia que sua função seria algo muito além de simplesmente exercer uma profissão.
“Após anos de dedicação somados à uma vasta experiência adquirida entendi que estava na hora de expandir o meu trabalho. Foi então que idealizei ser Consultora Materno infantil, um serviço que se destina à promoção da saúde desenvolvendo um conceito único de maternidade ativa e consciente e que se molda através do respeito profundo pela capacidade de comunicação dos bebês.”, explicou.
Rhamilly continuou falando que o nascimento de um filho é o acontecimento mais importante na vida de um casal e a partir desse momento eles passam a se dedicar integralmente ao mais novo membro da família. E que a motivação para desenvolver esse trabalho está na satisfação e nos depoimentos das famílias nas histórias de sucesso e insucessos.
Mesmo já tendo um espírito empreendedor, Karam diz que a sua maior inspiração era sua avó, que sempre foi uma mulher empreendedora, batalhadora, dona de um comércio e que possui uma abordagem fantástica de venda.
“Cresci dentro do comércio vendo minha vó Antonia Araújo vender seus produtos e ninguém saía da loja com as mãos vazias. Eu admirava tudo aquilo.”, continuou.
Acerca das dificuldades ao tentar o próprio negócio, a enfermeira conta que é necessário conhecer os desafios do empreendedor e as questões enfrentadas diariamente. Pois, somente conhecendo os problemas é que você pode trabalhar com soluções.
“A pandemia foi um dos obstáculos. Temos que nos reinventar todos os dias para vencer os desafios de empreender”, contou.
Em síntese, Rhamilly finalizou comentando que o problema existente é que nem todo mundo tem o olhar treinado e o hábito de observar a gestão como um todo. Porém, não levam em consideração que também não é fácil extrair dados valiosos dos cenários com os quais se depara para utilizá-los de maneira inteligente.
“Seja realmente inovador e com soluções que nenhum outro ainda desenvolveu. Estamos na era digital, o mundo é conectado e exclusividade é uma palavra que se encontra em escassez.”, finalizou.

*Da redação

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias