domingo, julho 7, 2024

Mundo – Gabriel Boric, mandatário mais jovem da história do país, é empossado presidente do Chile

Gabriel Boric tomou posse nesta sexta-feira (11/03) como presidente do Chile, recebendo o cargo do agora ex-presidente bilionário Sebastián Piñera em uma cerimônia no Congresso, localizado no porto de Valparaíso, a 150 km de Santiago. Boric, de 36 anos, é o mandatário mais jovem da história do país e assumiu sob uma cerimônia atravessada de simbologia épica.

Durante a cerimônia, após a transmissão da faixa presidencial, o gabinete de ministros de Boric, que tem maioria feminina (14 de 24), também foi empossado, com delegações dos Estados Unidos, Espanha, Argentina, Peru e outros presentes. “Estou profundamente orgulhoso desse gabinete, orgulhoso de que haja mais mulheres do que homens, isso graças ao movimento feminista”, disse o novo presidente.

A chegada do seu Ministério feminista acontece um dia após uma das votações mais aguardadas da Convenção Constitucional: na quinta-feira, o plenário aprovou “o direito de decidir livre, autônoma e informada sobre o próprio corpo, sobre o exercício da sexualidade, reprodução, prazer e contracepção”. Além do direito ao aborto legal e seguro, foi aprovado o artigo que estabelece a educação sexual como um direito fundamental. As normas ainda precisam serem votadas separadamente para serem incluídas na nova Carta, o que deve acontecer na terça-feira.

O mandato de Boric dura quatro anos e vai até 2026. No Chile, não há possibilidade de reeleição imediata – porém, é permitido que, após um período de quatro anos fora do governo, haja uma nova candidatura.

Na platéia estava sua família e sua companheira Irina Karamanos, ativista feminista do partido de Boric, Convergência Social. Ao sair do prédio, a primeira pessoa que Boric cumprimentou foi a senadora recém-eleita Fabiola Campillai, a mulher que ficou cega pela ação policial no contexto do surto social de 2019.

Ele foi seguido pelos ex-presidentes Ricardo Lagos e Eduardo Frei, que entraram o Congresso juntos, e a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, foi especialmente convidada para a cerimônia por Boric. Havia também o candidato presidencial Gustavo Petro, que chegou junto com a delegação argentina do presidente Alberto Fernández. Pedro Castillo, o novo presidente do vizinho Peru e a famosa escritora chilena Isabel Allende também prestigiaram a posse. O rei Felipe VI, representante da Espanha, foi um dos últimos da longa fila de carros oficiais que se formou em frente ao Congresso.

Na saída do Congresso, o mandatário disse estar “muito emocionado e com um grande sentido de responsabilidade”. “Temos um grande dever diante do povo chileno e daremos nosso melhor para estamos à altura”, afirmou.

Os chilenos esperam que Boric enterre o legado neoliberal dos anos 1970 e avance em direção a um país mais igualitário, com maior presença do Estado em questões básicas como saúde, e promova a defesa do meio ambiente e uma agenda feminista.


*Com informações do G1

  • Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias