‘Mulheres e trabalho: Os desafios da mulher contemporânea’, esse foi o tema abordado pelas apresentadoras Leticia Barbosa, Erica Lima e Rafaela Barbosa, no programa ‘Saia Curta’, que foi ar nesta segunda-feira (14).
Hoje, sem dúvidas, a participação da mulher no mercado de trabalho é bem mais expressiva. Alguns direitos foram concedidos, mas após a reforma trabalhista e previdenciária, a mulher continua sendo a parte mais prejudicada.
Muitos são os desafios a enfrentar, como lidar com a desigualdade salarial, o que também é uma realidade, pois segundo o IBGE (2021), mulheres ganham 77,7% do salário dos homens; o assédio no ambiente de trabalho, seja moral ou sexual atinge veemente e de forma majoritária às mulheres; e há uma grande resistência na sociedade em favorecer que mulheres ocupem cargos de liderança.
É indiscutível que dentre todas as dificuldades que a mulher se depara, tem para si a jornada tripla que muitas precisam realizar, e que predominantemente, essa carga é apenas delas.
Visto isso, a convidada, Talita Tainam, que é bacharel em Direito, empresária e proprietária de um estúdio voltado para o embelezamento feminino, contou que é difícil tentar conciliar família, carreira e administrar tudo com maestria. Segundo ela, isso são desafios para as mulheres, que dia após dia, lutam para conseguir o seu espaço, tentando mudar e inovar a carreira.
Sobre as dificuldades impostas sobre a transição de carreira, Talita disse que o desafio se torna, por vezes, até agradável visto que, no inicio, se resguardou e optou por fazer aquilo que lhe era mais viável no momento.
“Quando a gente ‘se guarda’, a gente acaba se auto sabotando. E a minha auto sabotagem sempre foi essa: De não acreditar e de não confiar que eu possa ser mil vezes melhor’, expressou.
Tainam continuou afirmando que as críticas ou ademais comentários feitos acerca da mulher precisam ser vistas como degraus, que podem lhe ajudar a crescer sempre
“É necessário a gente aceitar, se auto desculpar, e entender que aquelas criticas fizeram você construir degraus para você chegar onde chegou”, contou.
- Foto: Divulgação