Considerando o atual cenário de enchente do Rio Juruá e seus afluentes, a Prefeitura de Ipixuna, município distante 1.363 quilômetros de Manaus, decretou nesta terça-feira, 15, situação de emergência. A decisão foi tomada pela prefeita Maria Oliveira que destaca que a cheia do rio está desabrigando famílias, destruindo plantações e criações, além de causar danos à saúde da população.
A prefeitura do município justifica ainda que a adoção de providências imediatas foi tomada devido ao aumento de casos de malária, dengue e Covid-19. A medida visa conter os prejuízos e evitar o comprometimento da segurança do patrimônio e da população.
A cota do Rio Juruá atingiu a marca de 13,38m e continua subindo. Faltam apenas 46cm para alcançar a marca histórica de 2017, onde o rio atingiu 13,84m. A cheia já provoca alagamentos em pelo menos seis bairros da área urbana e 96 comunidades do município. No total, a prefeitura confirma que 3.715 famílias foram atingidas.
Ajuda
O decreto autoriza também a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e para a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada.
*Com informações da Agencia Cenarium
- Foto: Divulgação