domingo, novembro 24, 2024

Manaus – Programa ‘Vem Com a Gente’ aborda a saúde da mulher em diferentes fases da vida

A saúde da mulher pode passar por mudanças significativas em diferentes fases da vida. Isso ocorre em fases como a puberdade e a menopausa. Visto isso, o programa ‘Vem Com a Gente’ convidou Dra. Cíntia Pinheiro, que é ginecologista e mastologista*.

Dra. Cíntia Pinheiro é ginecologista e mastologista. Foto: Marcus Reis

Por ser um assunto tão relevante Dra. Cíntia iniciou comentando que não há uma idade para se procurar atendimentos ginecológicos, mas que o ideal seria desde o início da adolescência, não como forma de prevenção ou detecção de alguma doenças, mas para que a adolescente possa ser orientada, já que é nesse período que se inicia a puberdade e caracteriza-se por alterações biológicas, psicológicas, sociais e culturais, e pode ter duração variada.

Ainda sobre a saúde da mulher adolescente, Cíntia disse que a menstruação normalmente acontece por volta dos 12 anos, no entanto em alguns casos a primeira menstruação pode acontecer antes ou depois dessa idade devido ao estilo de vida da menina, alimentação, fatores hormonais e histórico menstrual das mulheres da mesma família.

O aparecimento de alguns sinais e sintomas podem indicar que a primeira menstruação está próxima, como aumento dos quadris, crescimento das mamas e aparecimento de pelos nas axilas.

Sinais e sintomas da primeira menstruação

A primeira menstruação normalmente é acompanhada por alguns sinais e sintomas que podem surgir dias, semanas ou meses antes da menarca, e acontecem devido às alterações hormonais que acontecem no organismo da menina.

Esses sintomas são normais e indicam que o organismo da menina está sofrendo mudanças e, por isso, o uso de remédios, principalmente no caso de dor, não é recomendado. No entanto, caso a dor seja muito intensa, pode colocar uma bolsa de água quente na parte inferior da barriga para aliviar o desconforto.

É importante também que assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas da menarca ou assim que a primeira menstruação “descer”, a menina tenha uma consulta com o ginecologista, pois dessa forma é possível entender quais são as mudanças que estão acontecendo nesse período e saber lidar melhor com a menstruação e os sintomas que podem surgir.

O que fazer

Após a primeira menstruação, é importante que a menina consulte o ginecologista para que possam ser dadas todas as orientações necessárias relacionadas com a menstruação, sintomas que normalmente acompanham o ciclo menstrual, as mudanças no corpo e o que fazer durante o ciclo.

A menstruação é um processo natural e faz parte da vida da mulher, não devendo causar preocupação e nem constrangimento na menina. Além disso, a menstruação também pode ser considerada um sinal da fertilidade da mulher, ou seja, indica que os óvulos produzidos não foram fecundados.

Início da atividade sexual

Cintia contou que esse momento está na informação e na formação de cada menina. Sob o ponto de vista físico, ele está atrelado às emoções e a característica hormonal de cada mulher. Geralmente, depois de dois anos da primeira menstruação, o corpo feminino está completamente formado. Porém, procurar um especialista trata-se de uma decisão pessoal.

Ir para consultas médicas regularmente

Consultar profissionais de medicina e manter os exames em dia são medidas essenciais para preservar a saúde da mulher. Afinal, esses hábitos ajudam na detecção precoce de doenças, o que acelera o tratamento em caso de diagnóstico de qualquer enfermidade, sem contar que também é um trabalho preventivo.

Qual é a importância de conhecer o próprio corpo?

Além de hábitos saudáveis e realização de exames médicos, é importante conhecer o próprio corpo para detectar sinais de doenças que podem ser diagnosticadas de forma precoce e, dessa forma, aumentar as chances de cura.

O autoexame da mama, por exemplo, ajuda a encontrar nódulos ou outros sinais na região dos seios que podem ser câncer.

Manter uma rotina de autocuidado

Por fim, hábitos de autocuidado ajudam na percepção do próprio corpo, pois trazem momentos de relaxamento e auxiliam na prevenção de problemas físicos e mentais. Por isso, dedicar momentos do dia para se cuidar e prestar atenção exclusivamente ao seu corpo e mente são hábitos que melhoram a saúde da mulher.

Além disso há outros cuidados que a mulher pode aderir como praticar exercício físico, ter uma boa alimentação, dividir as responsabilidades, dormir bem, entre outros.

Saúde mental e pandemia

As mulheres têm maior risco de apresentarem sintomas depressivos e ansiosos ao longo da vida e diversos fatores podem estar relacionados com essa constatação como fatores hormonais, ambientais, genéticos e até mesmo de estresse, contou a convidada.

Menopausa

Um dos primeiros sintomas da menopausa é a menstruação irregular, podendo ocorrer de forma desordenada, como acontecer de não descer em um mês, menstruar duas vezes no mesmo mês e assim por diante.

As ondas de calor também são sinais que a menopausa e atinge, principalmente, regiões do corpo feminino como tronco e pescoço.

A baixa de hormônios durante a menopausa pode causar também alterações de humor na mulher, fazendo sintomas de desânimo, ansiedade, irritabilidade e um misto de sensações ficarem mais evidentes.

Além disso, muitas mulheres relatam que nesse período o corpo também passa por mudanças, como por exemplo, a secura vaginal e consequentemente a diminuição do apetite sexual.

Por fim a Dra. Cintia pontuou que é importante a mulher ter acesso a informação, conhecer e procurar um atendimento, pois isso é de extrema importância para que se possa viver de uma maneira mais saudável, já que ter uma rotina de consultas e idas ao médico ajuda em um diagnóstico precoce e faz com que a mulher tenha uma qualidade de vida melhor.

*A mastologia é a especialidade médica que estuda, diagnostica e trata as doenças das mamas.


  • Foto: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias