Durante a abertura da Reunião Anual do GCF Task Force, em Manaus, nesta quinta-feira, 17, o governador do Amazonas, Wilson Lima, provocou o empresário e dono da empresa Amazon, Jeff Bezzos, a se juntar às iniciativas de preservação da Floresta Amazônica investindo na região. O pedido faz parte da campanha do governo, “Real Amazon“, que pretende fazer com que o mundo conheça a Amazônia, indo além da rica biodiversidade.
Em um vídeo exibido antes da fala do governador, Jeff Bezzos é lembrado que a sua empresa, que em julho de 2021 anunciou faturamento de US$ 113,08 bilhões, utiliza o nome da floresta sem que, até o momento, tenha destinado investimentos concretos para o desenvolvimento sustentável da região. O vídeo convida a todos os grandes empresários e investidores mundiais a se aprofundarem e conhecerem a realidade complexa e única de quem vive nos Estados da Amazônia brasileira.
Durante discurso, o governador Wilson Lima destacou que a Amazônia não é composta apenas de fauna e flora, mas formada por homens e mulheres que vivem das riquezas das florestas e são os mais preocupados em manter a floresta preservada, mas que também necessitam de um olhar diferenciado do mundo para que possam continuar tirando da floresta o seu sustento.
De acordo com o governador, é necessário que todos aqueles que cobram a preservação da floresta façam mais pela causa e passem a investir na região de forma concreta, auxiliando na geração de emprego e renda e, assim, ofertando oportunidade que os habitantes da região tenham acesso à educação, saúde e desenvolvimento. Segundo Lima, o mundo precisa, verdadeiramente, da Amazônia.
O governador lembrou, ainda, que o Estado tem tomado uma série de iniciativas para continuar mantendo os altos índices de preservação da floresta. De acordo com dados do instituto MapBiomas, o Amazonas é o Estado com maior cobertura natural do Brasil, 98,19%.
Estamos lançando nesta quinta-feira, 17, um programa de pagamento por serviços ambientais, o “Guardiões da Floresta“. Catorze mil famílias que vivem nas 28 Unidades de Conservação administradas pelo Governo do Amazonas receberão pagamentos mensais para ajudar a preservar a floresta. Com isso, estamos combatendo a pobreza ao mesmo tempo em que estamos ajudando a manter a floresta em pé”.
Wilson Lima destacou, ainda, que a sustentabilidade, o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental, só serão alcançados quando o mundo desenvolvido entender, que não é possível preservar a floresta sem se preocupar com as pessoas que nela vivem.
*Com informações da Cenarium
- Foto: Divulgação