O projeto ‘Contadores de História’ que desenvolve um trabalho com Artes Cênicas na Comunidade Parque das Tribos, Zona Oeste de Manaus, em parceria com a Seanny Artes Produções, vai realizar nos dias 2, 9 e 23 de abril a 1ª Mostra Intercultural de Moda Indígena da cidade. Com o tema “Grafismo Indígena: Tradições, Ancestralidade e Contemporaneidade” o evento vai acontecer em pontos diferentes da cidade, de acordo com cada data divulgada.
Segundo a artista cênica Seanny Oliveira, são três ateliês indígenas aliados a estilistas individuais envolvidos na produção das peças, totalizando 31 profissionais focados no primeiro evento de moda totalmente indígena do Brasil.
Os figurinos com traçados, pinturas e artesanatos que representam a especificidade de cada etnia indígena serão apresentados ao público com desfile de 37 modelos: masculino, feminino e infantil e, logo após o término da Mostra, as peças serão disponibilizadas para venda aos interessados.
“O objetivo é desmistificar a imagem estereotipada que existe de apenas um indígena e mostrar a diversidade e também a peculiaridade de cada cultura indígena”, destaca a artista.
Locais e orientações
No dia 2 de abril, a abertura da Mostra será na Maloca dos Povos Indígenas, a partir das 15h, localizada no Parque das Tribos, rua Rio Purus, Tarumã-Açu. No segundo dia de programação, 9 de abril, a edição de moda será no Salão Solimões, anexo do Palácio Rio Negro, a partir das 18h, localizado na Avenida 7 de Setembro, 1546, Centro.
No dia 23, o encerramento será realizado na Praça de Alimentação, no Sumaúma Park Shopping, a partir das 18h, localizado na Avenida Noel Nutels, 1762, Cidade Nova. De acordo com Seanny, as entradas serão gratuitas, porém, é preciso apresentar a carteira de vacinação junto à utilização de máscara durante todo o evento.
- Fonte: Agencia Cenarium
- Foto: Divulgação