O governador Wilson Lima assinou o decreto que torna facultativo o uso de máscaras em ambientes fechados no Amazonas. A medida já havia sido anunciada na quarta-feira (24), mas foi publicada nesta sexta (25).
As recomendações entraram no Diário Oficial do Estado de 23 de março de 2022. A decisão final agora cabe às prefeituras dos municípios.
A Prefeitura de Manaus disse que continua obrigatório o uso de máscaras em ambientes fechados na capital. A medida vai ser avaliada pelos órgãos de saúde do município no dia 30.
O novo decreto traz:
- Flexibilização das máscaras em ambientes fechados;
- Orientação para pessoas com 70 anos ou mais, além das com comorbidades, imunossuprimidos e com sintomas gripais continuem usando as máscaras;
- Fim do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.
No dia 11 de março, Lima já havia facultado a obrigatoridade do uso da proteção em locais abertos. Pelo menos onze prefeituras haviam seguido a recomendação do governador e liberado.
Agora, segundo o governador, a nova flexibilização leva em conta a diminuição das internação, óbitos e também de novos casos da doença no Amazonas. Até a quinta-feira (24), o estado já contabilizou mais de 14 mil mortes e 580 mil registros de infecção pelo vírus.
O novo decreto orienta ainda que pessoas com 70 anos ou mais, bem como aquelas que possuem comorbidades, imunossuprimidos e com sintomas gripais continuem usando as máscaras.
No mesmo texto, o governador revogou um decreto de 2020 que criou o Comitê de Enfrentamento e Combate à Covid-19. O órgão era responsável por avaliar o cenário epidemiológico no estado e as medidas de enfrentamento à pandemia.
*Com informações do G1
- Foto: Divulgação