Apostando na agroecologia, em busca de uma parceria com agricultores de pequenas propriedades rurais do interior de Rondônia, ambientalistas da Associação Ecológica Guaporé – Ecoporé, pretendem reflorestar matas ciliares degradadas no entorno do Rio Pirarara, localizado no município de Cacoal, na Região do Café, a 480 quilômetros de Porto Velho.
O Pirarara é um dos principais afluentes do Rio Ji-Paraná, também conhecido como Machado. Sua bacia hidrográfica é distribuída por mais de 13,2 mil hectares, algo superior a 170 campos de futebol, de acordo com o diagnóstico socioambiental feito pela Promotoria de Justiça de Cacoal. Dentro desta área, estão 204 nascentes, além de 1.357 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs), ou seja, uma extensão superior a 19 campos de futebol juntos, sendo que 70% de tudo isso precisa de reparação ambiental.
Agricultores familiares e demais produtores rurais que tenham propriedades no entorno da bacia, podem, por meio do preenchimento de um formulário, integrar a força-tarefa de recomposição florestal e de limpeza das águas. “Eles se cadastram e recebem as mudas e os materiais para fazer isolamento da área. A contrapartida é a mão de obra para plantar e cuidar do perímetro”, informou a organização.
*Com informações da Agencia Cenarium
- Foto: Divulgação