segunda-feira, novembro 25, 2024

Meio-Ambiente – Cheia do Rio Negro deverá chegar a 29,40 metros em Manaus, diz CPRM

O Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM) divulgou nesta quarta-feira, 31, o primeiro alerta de cheia do Rio Negro em Manaus de 2022. Segundo o órgão, a estimativa é que o nível da água deve atingir 29,40 metros este ano, considerando 80% de confiança. A cota atual do Rio Negro na régua que mede diariamente o comportamento das águas está em 27,16 metros.

No ano passado, o nível do Rio Negro alcançou, em 16 de junho, a maior cota da história, em 118 anos de medição, ao chegar a 30,02 metros. A probabilidade de que a marca seja superada em 2022 é baixa, afirma a pesquisadora em geociências do SGB – CPRM, Luna Gripp Simões Alves.

“A gente espera sim que este ano tenha grande probabilidade de acontecer um evento extremo, nessa recorrência de 15%, mas ao mesmo tempo a possibilidade de superar o nível do rio, em que a gente viu no ano passado, é bem baixa”, afirmou a pesquisadora.

Primeiro alerta de cheia de 2022 foi divulgado nesta quinta-feira, 31 (Reprodução)
Em termos de referência, continua Gripp, a probabilidade de que o Rio Negro atinja a cota de inundação de 27,50 metros é de 99%, em 2022. Já a chance de que a cota de inundação severa de 29,00 metros seja ultrapassada é de 78%; por outro lado, previsão de que a cota máxima história de 30,02 metros seja atingida é de apenas 12%.

Os dados divulgados pelo CPRM são baseados nas informações da Rede Hidrometeorológica Nacional, de responsabilidade na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Ana), que tem o objetivo de avaliar a disponibilidade hídrica e conhecer o regime hidrológico das oito bacias hidrográficas brasileiras e sub-bacias constituintes. Além da previsão para Manaus, este ano o CPRM divulgou alerta para os municípios de Itacoatiara e Manacapuru.


*Com informações da Agencia Cenarium

  • Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias