O Governo do Pará divulgou nesta segunda-feira (11) o balanço da 21ª edição da Operação “Amazônia Viva”, deflagrada em Marabá, São Félix do Xingu e Altamira. Foram embargados 2.370,448 hectares de área degradada.
De acordo com o balanço da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas),foi constatada degradação ambiental em 18 locais denunciados por imagens via satélites.
Cinco acampamentos ligados ao desmatamento ilegal foram destruídos durante a operação. Equipamentos também foram apreendidos: um trator esteira, uma escavadeira, cinco motosserras, um soprador, um motorbomba, duas armas de fogo, 11 munições e 16,297 m³ de madeira em estaca.
Houve aplicação de nove autos de infração, oito termos de apreensão, seis termos de depósito, três termos de embargos, três termos de inutilização e um termo de doação.
Foram realizados também dois procedimentos policiais, três boletins de ocorrência e três perícias. A operação contou com equipes das Polícias Civil, Militar, Científica, além do Corpo de Bombeiros e órgãos que compõem a Força Estadual de Combate ao Desmatamento.
A ação proíbe quaisquer atividades dentro da área embargada. O objetivo é a recuperação da floresta destruída, diz a Semas.
*Com informações do G1
- Foto: Divulgação