A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta terça-feira (12), a construção de pontes em bairros que devem ser afetados pela cheia deste ano. O trabalho iniciou no São Jorge, na Zona Oeste da capital.
Neste ano, o Rio Negro deve atingir 29,4 metros durante a cheia de 2022, mas tem poucas chances de alcançar a marca histórica do ano passado, em que a cota registrada foi de 30,02 metros. A previsão é do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
“Estamos monitorando o Rio Negro desde o início do ano. O bairro de São Jorge está norteado como um dos primeiros a ser atingido pela cheia e também será um dos primeiros a serem atendidos pela Defesa Civil. Vamos trabalhar com a cota acima de 30 metros para as pontes”, disse o secretário da Defesa Civil Municipal Fernando Júnior.
Durante a ação da prefeitura, moradores contaram à equipe da Rede Amazônica que a situação é recorrente no local e questionaram as autoridades sobre a retirada das famílias da área.
Questionado sobre o assunto, o secretário disse que não é competência do órgão, mas que a Prefeitura trabalha com um projeto conjuntos habitacionais para atender famílias como essas afetadas pela subida dos rios.
*Com informações do G1
- Foto: Divulgação