quinta-feira, novembro 21, 2024

Sustentabilidade – Projeto internacional leva energia solar para mais de 50 famílias que moram no interior da Amazônia

Energia solar é um assunto que já é realidade para muitas pessoas. Na Amazônia, algumas iniciativas conseguem estabelecer o uso desse tipo de tecnologia principalmente em regiões onde a rede de energia elétrica ainda não chega. É o caso de um projeto de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que vai doar sistemas de painéis solares para mais de 50 famílias ribeirinhas.

A iniciativa, de 2019, começou a ter as atividades em campo este ano, em função da pandemia de Covid-19. O trabalho vem sendo desenvolvido na Ilha das Cinzas, que fica no município de Gurupá, no estado do Pará.

A iniciativa tem mudado a realidade de quem vive em áreas mais isoladas, já que, além de ser uma doação, esse é um acesso a uma forma de energia limpa, sem danos à natureza e com grande aproveitamento da eletricidade produzida.

Os investimentos buscam dar autonomia para atividades básicas do dia a dia e também para gerar renda. Além de receberam o sistema de energia solar, as famílias também ganham uma máquina de bater açaí e uma raladora de macaxeira que foram adaptadas para serem alimentadas com energia solar. As invenções foram patenteadas pela Universidade Federal do Amapá (Unifap).

“O principal benefício que nós temos é oportunizar energia elétrica pra comunidade rural. Nós sabemos que a universalização da energia elétrica demora, então nós temos várias ações que iniciam com projeto de pesquisa e eles vão para o projeto de extensão, onde levamos essa tecnologia pra que tenha essa disponibilidade energética. É energia pra necessidades básicas e pra atividades empreendedoras que possam gerar renda para as comunidades”, descreveu Alaan Ubaiara, coordenador do Laboratório de Energias Renováveis da Unifap.

Os beneficiados recebem ainda orientações sobre como melhor usar os utensílios, informações sobre manejo de açaí e atividades produtivas que podem ajudar a fortalecer a geração de renda.

A comunidade de Ilha das Cinzas era abastecida através de geradores de energia. Quinze sistemas já foram instalados e mais 5 viagens devem ser realizadas para o local, para que seja concluído o projeto.


*Com informações do G1

  • Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias