Um bilhete encontrado em uma garrafa amarrada a uma boia ajudou a Marinha do Brasil a resgatar na quarta-feira, 13, seis tripulantes com vida – cinco homens e uma mulher – da embarcação ‘Bom Jesus’, que estava desaparecida desde o dia 27 de março. Eles foram encontrados na Ilha das Flechas, no norte do estado do Pará, a cerca de 150 km da capital.
O bilhete escrito pelos tripulantes em 9 de abril foi encontrado por pescadores que estavam na região costeira da ilha e entregue às autoridades locais. O papel trazia a seguinte mensagem: “Socorro, socorro! Precisamos de ajuda, nosso barco pegou fogo, estamos há 13 dias na Ilha das Flechas sem comida. Avise nossas famílias”. Os desaparecidos também listaram os contatos de alguns familiares.
Segundo a TV Tapajós, afiliada da TV Globo na região, o desaparecimento já havia sido comunicado à polícia por familiares na segunda-feira, 11. No último contato, em 26 de março, os tripulantes tinham informado que estariam de volta em cerca de 10 dias, o que não aconteceu.
A Marinha do Brasil informou que colaborou com órgãos estaduais e o resgate foi feito com o auxílio de um helicóptero Super Cougar. Os seis tripulantes foram levados para Belém e estavam em “bom estado geral de saúde”. Mesmo assim, foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro de Sacramenta para atendimento médico.
Segundo relato dos náufragos à Marinha, a embarcação partiu de Santarém, no dia 24 de março, com destino ao município de Chaves (PA), quando os tripulantes foram surpreendidos por um temporal. Eles procuraram alguma praia para esperar a melhora no tempo quando viram um incêndio que se alastrava na cozinha, o que acarretou no naufrágio.
Os tripulantes passaram 17 dias ilhados, usando alimentos que estavam no barco, além de água da chuva para sobreviver. Nesse período, dois deles tiveram a ideia de colocar as informações de onde estavam em um bilhete dentro de uma garrafa, que foi lançada ao mar e encontrada pelos pescadores.
A Marinha do Brasil disse que irá instaurar um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.
- Foto: Divulgação