O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), da Polícia Militar, detiveram dois homens flagrados em crime ambiental. A ação ocorreu na manhã de sexta-feira (15/04), no Ramal Brasileirinho, zona leste da capital, e foi divulgada neste domingo (17). Com os suspeitos, os policiais apreenderam gaiolas e aves silvestres.
A equipe ambiental, no patrulhamento pelo Ramal Brasileirinho, avistou um veículo suspeito estacionado na via em uma área comumente frequentada por “passarinheiros” e realizou abordagem.
“Foram encontradas quatro gaiolas, cada uma contendo uma ave Canoro, da espécie Oryzoborus angolensis, o Curió. Os indivíduos não tinham autorização legal para a atividade e transporte dos pássaros, informaram que não possuíam”, informou a polícia.
As aves e os materiais foram apreendidos e junto aos dois indivíduos, de idades não informadas, conduzidos ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
As aves silvestres, avaliadas em cerca de R$ 20 mil, foram encaminhadas ao IBAMA para avaliação de especialistas e procedimentos de soltura.
Segundo a Polícia Militar, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente ou em desacordo com a obtida, outorgada pela autoridade competente, configura crime ambiental.
*Com informações do G1
- Foto: Divulgação