sábado, outubro 5, 2024

Manaus – Prefeitura inicia curso de capacitação para armar guardas municipais da capital

A Prefeitura de Manaus iniciou nesta terça-feira (19) o treinamento para armar a guarda municipal. Promovido pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança (Semseg, Polícia Federal e Exército Brasileiro, o curso tem o objetivo de aprimorar as habilidades e conhecimentos técnicos dos servidores que atuam como guardas municipais, para melhor atender a população, com foco na segurança dos cidadãos e manutenção da ordem pública.


A capacitação é uma das etapas da preparação dos guardas municipais para o correto manuseio e uso de armamento letal, seguindo a determinação do prefeito de Manaus, David Almeida, a partir da necessidade de atender as constantes demandas na área de segurança pública na cidade. A meta é oferecer as condições para que o efetivo possa assegurar maior proteção à população e às instalações públicas municipais. Todos os participantes foram classificados no Processo de Seleção Interna da Guarda Municipal de Manaus.

 

O curso está dividido em três etapas, todas com aulas presenciais. A primeira turma, de 40 alunos, terá 60 horas de duração, e as aulas serão no período de 18 de abril a 3 de maio. O conteúdo será teórico, sobre armamento, como os aspectos legais do uso da arma de fogo e a legislação aplicada; a evolução histórica das armas de fogo; classificação e nomenclatura das armas de fogo; regras de segurança para o manejo, transporte e guarda; tipos de munições e suas aplicações. Também serão abordados temas como os fundamentos do tiro: base, empunhadura, visada, acionamento do gatilho e respiração; a manutenção dos armamentos; as técnicas de tiro defensivo, entre elas tiro em baixa luminosidade, embarcado, em deslocamento e em ambientes confinados.

A segunda turma, com 39 alunos, acontecerá no período de 4 a 17 de maio. O conteúdo e carga horária serão o mesmo da primeira turma.

No dia 18 de maio terão início as aulas práticas da capacitação, reunindo os 79 participantes das duas turmas das aulas teóricas. O local de realização será o estande de tiro do Exército Brasileiro, no Aquartelamento da 12º Grupamento de Artilharia Antiaérea de Selva e também na sala de aula da Espi.

Nessa etapa, os alunos estudarão, entre outros temas, a manutenção dos armamentos; o atendimento pré-hospitalar tático no caso de ferimentos por arma de fogo; o manejo e condução das armas de fogo;
A identificação de meios de proteção e tomada de posições; os fundamentos do tiro, como base, empunhadura, visada, acionamento do gatilho e respiração; a identificação e saneamento de panes e/ou incidentes de tiro e a prática de tiro em estande com pistola. Ao final, será feita a avaliação prática de tiro para comprovação de capacidade técnica com a principal arma de porte a ser adotada pela Guarda Municipal.

Os instrutores foram contratados pela Espi, para a realização do treinamento, segundo as diretrizes da Polícia Federal, parceira na organização da capacitação fazendo a verificação de todo o conteúdo e da qualificação dos profissionais.


*Com informações da Semcom

  • Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias