sexta-feira, novembro 22, 2024

Manaus – ‘Lutar pela inclusão é lutar contra toda forma de preconceito’, diz Arthur Neto em evento dedicado à sensibilização sobre o autismo

De volta às atividades promovidas pelo Núcleo de Educação Política e Renovação do Centro Preparatório Jurídico (CPJUR), do qual é coordenador, o ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), esteve frente a frente com mais de 500 integrantes da comunidade universitária, entre professores e alunos, para ministrar palestra sobre a inclusão de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento integra as ações programadas para o mês de abril, dedicado à sensibilização sobre o autismo, e foi realizado no auditório da Fametro-Zona Sul, no bairro da Cachoeirinha.

“Lutar pela inclusão é lutar contra toda forma de preconceito. E o Brasil sem preconceitos é um Brasil que pode avançar e consolidar um regime de liberdade e de oportunidades para todos”, defendeu Arthur. “Esse tema é importante, exigente, comovente e é a luta para incluir, nas coisas boas da sociedade, todos os brasileiros. Isso significaria que nós poderíamos bater no peito e dizer que vivemos numa verdadeira democracia”, completou.

Entre os demais palestrantes, estava a professora de Direito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Thaís Fernandes, que também foi a primeira gestora do Eamaar. Ela fez questão de referendar o trabalho feito pelo ex-prefeito Arthur Virgílio Neto voltado para a inclusão e sensibilização sobre o autismo em Manaus.

TEA

O Transtorno de Espectro Autista (TEA) agrega uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem e, ainda, por uma gama de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo que a realiza de forma repetitiva. De acordo com o relatório do CDC (Center of Diseases Control and Prevention – Centro de Controle de Doença e Prevenção, em Português), publicado no início de dezembro de 2021, a prevalência de autismo entre crianças e 8 anos é de 1 a cada 44. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o TEA atinge 1 em cada 160 crianças no mundo e estima-se que no Brasil existam 2 milhões de autistas.


*Com informações da Assessoria

  • Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias