Um analista especializado na Defesa dos Estados Unidos apontou, nesta quarta-feira (27), que a Rússia poderia estar usando golfinhos para proteger sua base naval no Mar Negro.
Durante a invasão da Crimeia, a Frota do Mar Negro se limitava a usar os golfinhos em tarefas de localização de mergulhadores não autorizados em águas de suas bases navais.
De acordo com H I Sutton, vinculado ao Instituto Naval dos EUA, há evidências de que golfinhos treinados pela Rússia teriam sido levados para a entrada do porto de Sebastopol, na Crimeia.
Rússia e EUA têm treinado golfinhos durante manobras navais. Há registros de que a Rússia chegou a encontrar, com a ajuda dos mamíferos, um submarino perdido em 1950.
Atualmente, há apenas dois centros especializados no treinamento de golfinhos para fins militares que se têm notícia – um em Sebastopol e outro em San Diego, na Califórnia.
Reportagem do jornal “The Washington Post” chegou a confirmar, de forma independente, que as imagens apontadas por Sutton seriam, sim, indícios do uso destes mamíferos.
Em entrevista com um porta-voz da Maxar Technologies, empresa de satélites que produz diversas imagens da guerra na Ucrânia, ele teria confirmado a hipótese do analista americano.
*Com informações do G1
- Foto: Divulgação