O prefeito de Codajás, Antônio Ferreira dos Santos (Progressistas), e o seu vice, Cleucivan Gonçalves Reis (Avante), tiveram os mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), nessa quinta-feira (5), por abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2020.
Além de determinar o afastamento imediato de Antônio e Cleucivan de seus respectivos cargos após a publicação da decisão, a Corte também ordenou que sejam realizadas novas eleições no município. Eles já haviam sido condenados no ano passado pela primeira instância da Justiça Eleitoral.
No TRE-AM, o voto do relator, o desembargador Jorge Lins, foi acompanhado por todos os demais membros da Corte. Na decisão, o juiz rejeitou os recursos da defesa que pediam a suspensão da condenação proferida pelo juiz Geildson de Souza Lima, da 7ª Zona Eleitoral de Codajás.
Por outro lado, os membros do TRE decidiram que o prefeito poderá disputar as próximas eleições, ao contrário do vice, que ficará inelegível pelos próximos oito anos.
Até o início da tarde desta sexta (6), a decisão ainda não havia sido publicada no Diário de Justiça Eletrônico do TRE-AM.
*Com informações do G1
- Foto: Divulgação